Portugal passa o trator por cima da Turquia e está nas oitavas da Euro | OneFootball

Portugal passa o trator por cima da Turquia e está nas oitavas da Euro | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: oGol.com.br

oGol.com.br

·22 June 2024

Portugal passa o trator por cima da Turquia e está nas oitavas da Euro

Article image:Portugal passa o trator por cima da Turquia e está nas oitavas da Euro

O fandango é uma das mais mundanas danças portuguesas. A tradição é difundida desde o século XVIII. E, além de chegar ao Brasil e à Espanha, se espalhou pela Europa. Hoje, na Alemanha, mais uma apresentação. No Signal Iduna Park, foi baile: em uma bela dança, Portugal aniquilou a Turquia, venceu por 3 a 0 e garantiu a vaga nas oitavas de finais da Eurocopa.

O triunfo assegura os lusitanos na próxima fase da competição, com seis pontos em dois jogos, mas sem a liderança garantida. Por outro lado, os turcos param na segunda colocação da chave, com três somados, e tendo a vida a disputar no próximo jogo, contra a República Tcheca.


OneFootball Videos


Portugal não parou jamais

Determinado em somar seis pontos nas duas primeiras rodadas da Eurocopa, Portugal começou em cima. Aos 14 minutos, Cristiano Ronaldo recebeu pela direita, pedalou sobre a marcação e cruzou na área para Rafael Leão, que cabeceou fraco e viu o goleiro defender sem dificuldade.

O ritmo lusitano de jogo era avassalador no começo e a Turquia, pobre coitada, pouco pôde fazer para evitar o primeiro gol. Sete minutos mais tarde, após jogada construída por Nuno Mendes e Rafael Leão pela esquerda, o lateral cruzou rasteiro e, depois da zaga afastar mal, Bernardo Silva apareceu livre na área para abrir o placar.

A pressão dos comandados de Roberto Martínez era incessante e os adversários eram encaixotados. Quando o cronômetro marcava 28, João Cancelo tentou criar a jogada, mas errou o passe e deixou com o zagueiro Akaydin que, em trapalhada enorme, não viu o goleiro se aproximar e recuou para o próprio gol, que estava desprotegido. O segundo tento português!

Mais tarde, os turcos acordaram e, ainda parcialmente sonolentos, partiram para cima de Cristiano Ronaldo e companhia. Aos 30, Arturkoglu disparou pela esquerda, chegou na linha de fundo, cortou para dentro, deixou dois marcadores para trás e tentou o chute rasteiro, mas Diogo Costa afastou para escanteio com o pé direito, em bela defesa.

Um passeio na Alemanha

Da mesma forma como os lusitanos fecharam a primeira etapa, eles começaram a segunda: no abafa. Aos 11 minutos, Cristiano Ronaldo se projetou por trás da defesa, recebeu lançamento de cinema de Rubén Neves e, na cara do gol, deixou com Bruno Fernandes, que só empurrou e anotou o terceiro tento.

Três minutos mais tarde, mais perigo português. Em bola levantada na área da Turquia, Rúben Neves tentou ajeitar para Cristiano Ronaldo anotar o quarto mas, em corte previdencial, a defesa turca afastou o perigo e evitou o quarto gol.

Depois do terceiro tento, Portugal colocou o pé no freio e, com o jogo já resolvido, flutuava em campo. Mas, a Turquia ainda queria aprontar: aos 35, Arda Guler recebeu fora da área e, de longe, arriscou ao gol, mas a bola desviou e morreu pela linha de fundo, no último lance de destaque do jogo.

View publisher imprint