Calciopédia
·13 December 2024
In partnership with
Yahoo sportsCalciopédia
·13 December 2024
O fim do ano está chegando e, com ele, a Serie A trouxe uma nova líder: a Atalanta, que pela primeira vez em sua história encabeça a classificação de maneira isolada num momento posterior à 5ª rodada. Em outras palavras, a Dea nunca pôde ambicionar o scudetto da mesma forma como agora. E os nerazzurri têm tudo para manterem a ponta, já que encaram o Cagliari. Já seus rivais têm compromissos mais difíceis – e que são exatamente os destaques do fim de semana.
O jogaço da 16ª rodada do Campeonato Italiano será o confronto direto entre Lazio e Inter, que dividem a terceira posição – e a Fiorentina, que também está empatada com a dupla, fará o Dérbi dos Apeninos com o Bologna. Já o Napoli, vice-líder, viaja para enfrentar uma Udinese que já liderou a Serie A há alguns meses. Evidentemente, terão vida mais dura do que a Atalanta. O fim de semana também terá alguns duelos importantes na briga pela permanência, a exemplo de Parma-Verona e Lecce-Monza. Tais partidas podem selar também os destinos de Paolo Zanetti e Alessandro Nesta, técnicos dos vênetos e dos brianzoli, respectivamente. Confira, a seguir, a prévia dos principais duelos da jornada.
Lazio x Inter
Encerrando a rodada, na segunda, Lazio e Inter jogarão com a certeza absoluta de qual posição ocuparão a depender do resultado da partida – qualquer colocação entre a primeira e a quinta é possível no momento. Mandantes, os celestes vêm numa sequência muito positiva em todas as competições que disputam e, ante a atual campeã da Serie A, terão uma prova de fogo: um triunfo sobre a Beneamata dará motivação para a torcida acreditar que é possível brigar por títulos em todas as três frentes.
Por sua vez, os nerazzurri têm oscilado nos confrontos pesados pelo Italiano. Embora tenham goleado a Atalanta e batido a Roma, empataram com Juventus e Napoli e perderam para o Milan. Então, de certa forma, a visita ao Olímpico também pode servir como divisor de águas para a Inter.
O confronto desta segunda é mais um reencontro entre a Lazio e Simone Inzaghi, treinador que por mais jogos comandou os biancocelesti na Serie A: o fez em 197 ocasiões, com 108 vitórias em seu cartel. Pela Inter, o técnico não perde para os antigos empregadores há três partidas, com dois triunfos nesta sequência. A propósito, os capitolinos só ganharam dos nerazzurri em dois dos oito mais recentes encontros pelo Italiano.
Prováveis escalações
Lazio: Provedel; Lazzari, Gila, Gigot, Nuno Tavares; Guendouzi, Rovella; Isaksen, Dia, Zaccagni; Noslin.
Inter: Sommer; Bisseck, De Vrij, Bastoni; Dumfries, Barella, Çalhanoglu, Mkhitaryan, Dimarco; Thuram, Lautaro.
Udinese x Napoli
Após liderar a Serie A por boa parte do primeiro turno, o Napoli de Antonio Conte viu a Atalanta assumir a ponta da tabela na última rodada. Agora, tendo apenas partidas do campeonato como compromissos até o final da temporada, o time da Campânia precisa correr atrás do prejuízo e busca voltar ao topo. Sua primeira adversária nesta nova fase será a Udinese, que, também chegou a ser primeira colocada. No entanto, após um ótimo início de certame, a equipe friulana despencou na classificação – é a nona colocada – e vinha de cinco jogos sem vencer nas seis rodadas mais recentes. Isso até reencontrar os três pontos na segunda passada, contra o Monza.
Pela Serie A, o Napoli não perde para a Udinese desde abril de 2016, tendo vencido 13 dos últimos 16 confrontos – apesar dos empates deste recorte terem ocorrido nos três jogos mais recentes entre as equipes. Além disso, como treinador, Conte nunca foi derrotado pelos friulanos no campeonato: ganhou nove das 11 partidas em que os enfrentou. E a má fase de Lukaku, será que acaba? Nas sete derradeiras rodadas, o belga marcou apenas duas vezes, embora contra adversários pesados, como Milan e Roma. Ainda assim, é um dos artilheiros dos azzurri, ao lado de Kvaratskhelia, com cinco gols. Entretanto, a torcida sente que ele pode mais. Contra os bianconeri, o camisa 11 costuma render: já anotou cinco tentos sobre o rival de sábado, e só contra Genoa (seis) e Sassuolo (sete) colocou mais bolas na casinha pelo certame.
Lukaku não vive o seu melhor momento e, para recuperar a liderança, o Napoli torce para que o belga volte a render como antes (Getty)
Bologna x Fiorentina
Na 15ª rodada, o Bologna abriu vantagem de 2 a 0 sobre a Juventus e sofreu um empate amargo, já nos acréscimos. Ainda assim, os rossoblù parecem em ascensão na Serie A e poderão confirmar este momento ao encarar uma de suas maiores rivais. Em grande fase, a Fiorentina, aplicou 7 a 0 sobre o LASK, na Conference League, e vem de oito vitórias consecutivas no campeonato – um recorde da agremiação, que pode ser ampliado justamente num clássico. Será um Dérbi dos Apeninos de tirar o fôlego, visto que ambas as equipes brigam por vagas em competições europeias e a Viola até almeja dar um passo além. Será que dá para lutar pelo scudetto?
Apesar de não ter vivido o início de campeonato que esperava, o Bologna soma 22 pontos em 14 jogos disputados e, assim, conta com a mesma pontuação que tinha nesta altura da temporada 2023-24 – ainda que vale salientar que foi entre dezembro e abril que Thiago Motta extraiu o máximo rendimento do seu time. Mas, trocando em miúdos, a trupe de Vincenzo Italiano ainda pode sonhar com dias melhores. A propósito, será o primeiro reencontro entre o atual treinador dos emilianos e sua antiga equipe. Em Florença, o professor deixou uma mistura de sentimentos nos torcedores: de um lado, a gratidão pelo início de um bom trabalho, do qual Raffaele Palladino colhe os frutos; de outro, o amargor pelas três finais perdidas. Na Conference League (duas vezes) e na Coppa Italia, as convicções do técnico traíram a Viola.
Sexta, 13/12, 16h45 Empoli x Torino
Sábado, 14/12, 11h Cagliari x Atalanta
Sábado, 14/12, 16h45 Juventus x Venezia
Domingo, 15/12, 8h30 Lecce x Monza
Domingo, 15/12, 11h Parma x Verona
Domingo, 15/12, 14h Como x Roma
Domingo, 15/12, 16h45 Milan x Genoa