Zerozero
·5 July 2025
Palmeiras luta, mas é derrotado pelo Chelsea e despede-se do Mundial

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·5 July 2025
O Palmeiras lutou com tudo o que tinha, mas não conseguiu manter-se vivo na Taça do Mundo de Clubes. Nesta sexta-feira, em Filadélfia, a equipa de Abel Ferreira enfrentou o Chelsea, esteve em desvantagem, conseguiu reunir forças para empatar, mas acabou por ser penalizado nos minutos finais: 2 a 1.
Com este resultado, o Verdão despede-se da competição e vê os Blues avançarem para as semifinais, onde vão enfrentar outro brasileiro: o Fluminense, que eliminou o Al Hilal, em Orlando.
O Chelsea tomou a iniciativa desde o primeiro minuto e deixou poucas oportunidades ao Palmeiras em Filadélfia. Logo aos cinco minutos, Cole Palmer recebeu à entrada da área, puxou para a perna direita e rematou forte, parando numa boa defesa de Weverton.
Pouco tempo depois, a pressão londrina teve efeito. Numa excelente jogada pela direita, Chalobah avançou com espaço e passou para Palmer, que rodou bem na entrada da área, livrou-se da marcação e finalizou no canto, sem hipóteses para o guarda-redes.
Após o golo, os Blues continuaram a controlar o jogo, dominaram o meio-campo adversário e só não aumentaram a vantagem porque faltou precisão no último toque.
Do outro lado, a equipa de Abel Ferreira demorou a entrar no jogo e, com Estêvão bem marcado, só conseguiu algum equilíbrio nos minutos finais do primeiro tempo. Aos 41, Vanderlan teve a principal oportunidade do Palmeiras, mas Robert Sánchez defendeu tranquilamente.
Após o intervalo, Abel Ferreira fez os ajustes necessários e o Palmeiras mostrou-se renovado na segunda parte. Logo aos oito minutos, o Verdão empatou.
Depois de uma boa jogada pela direita, Richard Ríos explorou o espaço e passou bem para o jovem Estêvão (futuro jogador do Chelsea), que enfrentou a marcação de Colwill e, mesmo sem ângulo, rematou de forma espetacular para o fundo das redes. A bola ainda tocou na trave antes de entrar.
Em resposta ao golo sofrido, Enzo Maresca reagiu rapidamente e promoveu a estreia de João Pedro, recém-chegado do Brighton, e também colocou Madueke em campo, procurando aumentar o volume ofensivo dos ingleses.
Do outro lado, Abel Ferreira apostou no seu talismã: Paulinho, que entrou para dar profundidade pelo lado esquerdo do ataque alviverde. Como era esperado, o jogo tornou-se aberto e com boas oportunidades para ambas as equipas.
Até que aos 83, após um canto curto pela esquerda, Malo Gusto recebeu próximo da linha de fundo e procurou o cruzamento. A bola desviou em Giay a meio caminho e enganou Weverton, que não conseguiu defender: 2 a 1.
Nos minutos finais, o Palmeiras arriscou tudo e quase viu o prejuízo aumentar. João Pedro e Madueke estiveram perto do terceiro golo, mas Weverton impediu. Fim de jogo e Chelsea qualificado para as semifinais da Taça do Mundo de Clubes.