Esporte News Mundo
·22 July 2025
Palace recorre à Corte Arbitral do Esporte para evitar queda para a Liga Conferência

In partnership with
Yahoo sportsEsporte News Mundo
·22 July 2025
— Continua depois da publicidade —
O Crystal Palace entrou com um recurso na Corte Arbitral do Esporte (CAS) contra sua desclassificação na próxima Liga Europa. Vale lembrar que a Uefa optou por tirar a equipe inglesa do torneio continental e rebaixá-la para a Liga Conferência, por conta dos Eagles terem o empresário americano John Textor como sócio majoritário, que também era dono do Lyon.
Textor, que também é proprietário da SAF do Botafogo e da empresa Eagle Football Group, afirmou que não tinha influência nas decisões dentro da equipe inglesa. Vale lembrar que o americano vendeu cerca de 43% de suas ações do Palace para Woody Johnson, dono do New York Jets. No entanto, a Eagle ainda é dona de 77% das ações da equipe inglesa.
A decisão do tribunal só será conhecida até o dia 11 de agosto. O clube inglês venceu a última Copa da Inglaterra, despachando o Manchester City na final e conquistando pela primeira vez a competição.
A UEFA não admite que dois times que tenham o mesmo dono disputem a mesma edição de seu torneio. Vale lembrar que, recentemente, o Drogheda United, da Irlanda, veio a ser expulso da Liga Conferência por ter o mesmo dono do Silkeborg, da Dinamarca.
A decisão do órgão que comanda o futebol europeu veio a beneficiar o Lyon, que garantiu sua vaga no próximo Campeonato Francês e, consequentemente, sua vaga na Liga Europa. Les Gones haviam sofrido um rebaixamento financeiro, mas conseguiram converter a decisão.
O pedido do Crystal Palace foi recebido pela Corte Arbitral do Esporte. A equipe londrina quer ser readmitida na Liga Europa e não quer que o Nottingham Forest fique com a vaga, equipe que substituiu usando os critérios da classificação da Premier League. Além disso, também pedem para que fiquem com a vaga do Lyon, que se classificou para a competição por meio do Campeonato Francês.