90min
·2 July 2025
Opinião: como chegam os cinco europeus às quartas de final da Copa do Mundo de Clubes

In partnership with
Yahoo sports90min
·2 July 2025
Mesmo que estejam distantes do domínio previsto inicialmente, os europeus são maioria nas quartas de final da Copa do Mundo de Clubes com cinco representantes. As equipes de Inter de Milão e Manchester City ficaram pelo caminho sendo eliminados por Fluminense e Al-Hilal respectivamente, mas Chelsea, PSG, Real Madrid, Bayern de Munique e Borussia Dortmund garantiram suas vagas para a sequência do mata-mata.
A seguir, o 90min preparou uma análise destacando como os times europeus chegam para as quartas de final, considerando o desempenho e os resultados desde o início da fase de grupos.
Cole Palmer é o principal destaque individual do Chelsea / Eurasia Sport Images/GettyImages
Podemos considerar este o time europeu com desempenho mais decepcionante dentre aqueles que chegaram às quartas de final. O Chelsea iniciou o torneio confinante após a arrancada final durante as rodadas finais da Premier League para terminar no G-4 e a conquista da Conference League. No entanto, o time de Enzo Maresca jamais transmitiu confiança em todas as partidas, passando pelo domínio sofrido contra o Flamengo e o empate cedido para o Benfica no tempo regulamentar nas oitavas de final.
Para o duelo das quartas de final contra o Palmeiras, os Blues devem contar com a chegada do atacante brasileiro João Pedro, um excelente talento individual e driblador contratado pelos Blues para a sequência do Mundial. Outro ponto de ação consiste em Cole Palmer, meia-atacante testado contra o Benfica atuando pela primeira vez na ponta-esquerda ao invés de estar fixo por dentro.
PSG conquistou vitória de impacto sobre o Inter Miami / Andrew J. Clark/ISI Photos/GettyImages
Apesar de uma histórica derrota para o Botafogo por 1 a 0 na fase de grupos, o PSG demonstrou ser a melhor equipe da Copa do Mundo de Clubes até o momento, com a consolidação de sua força tendo sido mostrada nas oitavas de final com quatro gols em 45 minutos sobre o Inter Miami, que empatou com o Palmeiras por 2 a 2.
Os atuais campeões da Champions League se destacam pela intensidade em todos os momentos, marcação alta independente do adversário e diversas jogadas bem treinadas nas bolas paradas. O PSG que estreou no mata-mata consistiu na melhor versão do time de Luis Enrique, controlando a posse pelo meio-campo e total controle das ações ofensivas, cadenciando a velocidade nas transições.
Gonzalo García é a melhor notícia para o Real Madrid no Mundial / Luciano Bisbal/GettyImages
Mesmo que seja um dos times europeus que demonstre vontade de conquistar o título desde o início da fase de grupos, o técnico Xabi Alonso segue utilizando os jogos competitivos do torneio para encontrar a formação ideal antes do início da próxima temporada europeia. O início em ritmo lento no duelo contra o Al-Hilal ficou para trás, e o clube merengue cresceu durante o torneio.
Um dos principais motivos pelo crescimento consiste na presença de Gonzalo Garcia, talentoso atacante de 21 anos que está criando impacto muito positivo. O gol marcado contra o Al-Hilal e a excelente finalização diante do Red Bull Salzburg foram jogadas iniciadas com pressões exercidas contra zagueiros adversários, combinando movimentos inteligentes e qualidade no jogo aéreo. O retorno de Kylian Mbappé aumenta o favoritismo para o Real alcançar a decisão.
Harry Kane deu trabalho contra o Flamengo e marcou dois gols / Richard Sellers/Allstar/GettyImages
Mesmo que esteja levando a disputa do Mundial à sério desde o primeiro confronto, o tropeço do Bayern de Munique diante do Benfica com equipe alternativa acabou deixando os Bávaros no lado mais complicado do chaveamento. Os atuais campeões da Bundesliga demonstraram contra o Flamengo que possuem totais condições de conquistar o título, mas a tentativa de baixar a intensidade durante os jogos já ocasionou sustos na competição.
Jonathan Tah e Upamecano estão garantindo a sustentação defensiva para o time treinado por Vicent Kompany, que aposta na estrela de Harry Kane para definir os lances ofensivos, com 41 gols somados na atual temporada, sendo a figura central de um ataque que possui nomes como Michael Olise, Serge Gnabry e Kingsley Coman.
Guirassy é a principal esperança de gols no Borussia Dortmund / Jonathan Moscrop/GettyImages
O Borussia Dortmund, que conquistou uma arrancada na reta final da temporada 2024/25, demonstra as mesmas deficiências no Mundial e chega às quartas de final com enorme desconfiança antes de enfrentar o Real Madrid. Kovac reconheceu as deficiências do elenco que atuava com linha de quatro na defesa e passou a atuar com três zagueiros. Por outro lado, as transições defensivas seguem deficitárias, principalmente nos lançamentos em profundidade.
A estreia com empate sem gols contra o Fluminense, os três gols sofridos diante do Mamelodi Sundowns e o sofrimento para garantir a vitória sobre o Monterrey são evidências de que o 4º colocado da Bundesliga possui dificuldades para controlar seus jogos e chegam para o duelo diante do Real Madrid muito inseguros.