OFICIAL: FC Porto Anuncia Regresso de José Tavares | OneFootball

OFICIAL: FC Porto Anuncia Regresso de José Tavares | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: DomíniodeBola

DomíniodeBola

·12 June 2024

OFICIAL: FC Porto Anuncia Regresso de José Tavares

Article image:OFICIAL: FC Porto Anuncia Regresso de José Tavares

É oficial. José Tavares está de regresso ao Dragão

José Tavares está de volta ao FC Porto após dois anos nos Estados Unidos. Aos 43 anos, o treinador, que já liderou os sub-15, sub-19 e a equipa B, regressa ao clube para assumir o cargo de Diretor da Formação. Esta posição é uma das cinco sob a supervisão de Andoni Zubizarreta, que encabeça o novo modelo organizacional do futebol portista, que inclui também futebol profissional (Jorge Costa), futebol feminino, scouting e performance.

A ligação de José Tavares ao futebol começou há mais de três décadas, nas escolinhas do Canidelo. Passou pelo Boavista, Coimbrões e, em 2003, decidiu pendurar as botas para se dedicar aos estudos. Licenciou-se em Desporto com especialidade em futebol na FADEUP (Faculdade de Desporto da Universidade do Porto) e iniciou a carreira de treinador como adjunto dos juniores C do Paços de Ferreira. Rui Quinta, apreciando o seu trabalho, levou-o para o USF Paredes, antes de Vítor Frade o trazer para o FC Porto.


OneFootball Videos


No FC Porto, José Tavares começou por orientar os sub-15, que se sagraram campeões nacionais em 2010/11. Depois, juntou-se ao staff da equipa principal como observador e, após a saída de Vítor Pereira, tornou-se adjunto da equipa B. Com a saída de Luís Castro para o Rio Ave, Tavares assumiu o comando do FC Porto B até à chegada de António Folha em 2016.

Nomeado coordenador dos escalões inferiores em 2017, teve um papel crucial na aposta em jovens talentos que viriam a vencer a Youth League em 2018/19. Regressou aos bancos em 2020/21 para orientar os sub-19, onde quase conquistou o título de juniores, perdendo apenas pelo critério de desempate.

Em 2022, José Tavares aceitou o convite do Charlotte FC, da Carolina do Norte, e cruzou o Atlântico. Agora, dois anos depois, o apelo de André Villas-Boas trouxe-o de volta ao FC Porto, onde continuará a desenvolver e criar talento no departamento de formação, alinhando-se com a visão do presidente para o futuro do clube.

View publisher imprint