Leonino
·15 May 2025
Oficial! Brasil convoca lateral que Sporting 'despachou'

In partnership with
Yahoo sportsLeonino
·15 May 2025
Fátima Dutra é um nome conhecido dos adeptos do Sporting. A lateral-esquerdo representou a equipa de futebol feminino do Clube de Alvalade entre 2022 e 2024, tendo saído em final de contrato. Agora, ao serviço do Ferroviária, a atleta de 25 anos foi convocada, pela primeira vez, para a seleção do Brasil.
A ex Sporting é uma das 23 jogadoras chamadas pelo selecionador Arthur Elias - numa lista em que o Corinthians é o emblema mais representado -, para os dois jogos amigáveis frente ao Japão, marcados para os próximos dias 31 de maio e 3 de junho. Estes encontros de preparação antecedem a participação do ‘escrete’ na Copa América Feminina, que se disputa no Chile, em julho. O Brasil está inserido no grupo B da competição, com Bolívia, Colômbia, Paraguai e Venezuela.
A representar o Ferroviária desde julho do ano passado, Fátima Dutra soma, na presente temporada, nove jogos, um golo e uma assistência. O clube de São Paulo está, atualmente, no segundo lugar do campeonato feminino brasileiro, com 21 pontos - menos cinco que o líder Cruzeiro -, ao cabo das primeiras dez jornadas da competição.
Em duas temporadas ao serviço do Sporting, Fátima Dutra participou em 49 jogos, dos quais 37 como titular, num total de 3.358 minutos de competição. A lateral-esquerdo assinou quatro golos e sete assistências. No final da época passada, a jogadora deixou o Clube de Alvalade, depois de não ter sido convidada a renovar contrato. Em Portugal, representou também o Torreense, entre 2019 e 2022.
Vale lembrar que, em 2024/25, a equipa feminina do Sporting disputou um total de 36 jogos, com o saldo de 26 vitórias, três empates e sete derrotas, tendo conquistado a Supertaça. A formação leonina terminou o campeonato no segundo lugar, com 54 pontos – menos oito do que o campeão Benfica. A falta de títulos leva a uma remodelação completa do plantel, com várias saídas de peso.