SportsEye
·3 July 2025
O segredo de Igor Gomes após conviver com lendas do Barça

In partnership with
Yahoo sportsSportsEye
·3 July 2025
O zagueiro Igor Gomes, atualmente em destaque pelo Shabab Al Ahli nos Emirados Árabes Unidos, revisitou em entrevista ao Lance seu período vestindo a camisa do Barcelona. O brasileiro, multicampeão na temporada 2024/25 pelo futebol árabe, compartilhou memórias da época em que conviveu diariamente com algumas das maiores estrelas do futebol mundial, como Messi, Suárez e Piqué.
Segundo Igor, sua ida ao Barcelona representou uma mudança abrupta após deixar o Volta Redonda ainda jovem. A adaptação inicial, marcada pela barreira linguística e por um estilo de jogo muito distinto, foi desafiadora. Ainda assim, afirma ter ficado confortável após apenas seis meses: “Na minha cabeça, eu me adaptei rápido. Minha primeira temporada lá foi muito boa, fui o terceiro que mais atuou. Cresci muito no futebol, foi uma escola totalmente diferente”, diz o defensor.
A experiência no clube catalão, para Igor, foi um divisor de águas em sua formação. Ele enfatiza a diferença da metodologia de treino do Barça, famosa pelo enfoque técnico e pela posse de bola: “A escola do Barcelona, todo mundo sabe que é mais técnica e de toque-toque. Acredito que isso me fez crescer muito para ser quem eu sou hoje. Sou um zagueiro com muita qualidade graças à essa escola”, completa.
Na época, o sistema de integração do clube permitia grande aproximação entre jogadores da base, equipe B e principais nomes do elenco profissional. Esse convívio proporcionou o impacto de treinar e aprender ao lado de ídolos: “Só via os caras pela televisão ou videogame, e de repente você está ali no dia a dia com eles. Isso é algo surreal. O Piqué era referência para mim, poder aprender com ele e também com Messi e Suárez foi algo marcante”, recorda Igor.
Apesar do aprendizado e de algumas oportunidades, Igor Gomes teve poucas chances na equipe principal e acabou retornando ao Brasil, onde assinou com o Internacional em agosto de 2022. Lá, disputou 63 jogos – 34 como titular –, marcou três gols e deu uma assistência, antes de ser vendido ao futebol árabe.
No Shabab Al Ahli, Igor rapidamente se firmou como titular, jogando 23 das 35 partidas na última temporada, com um gol e uma assistência. Seus números defensivos refletem regularidade: média de 1,4 desarmes e 2,8 cortes por jogo, eficiência de 57% nos duelos e uma nota média de 6,87 segundo o Sofascore.
A trajetória de Igor Gomes evidencia como a passagem pelo Barcelona influencia carreiras, mesmo para quem fica pouco tempo no elenco principal. As lições aprendidas na Catalunha continuam presentes – seja na posse de bola precisa do zagueiro, seja na consciência tática herdada de uma das escolas mais renomadas do futebol mundial.
Fonte: Lance