Portal dos Dragões
·14 August 2025
O plano que Farioli traçou para Rodrigo Mora

In partnership with
Yahoo sportsPortal dos Dragões
·14 August 2025
Apesar da imagem sólida que o FC Porto deixou no arranque da Liga – com a vitória por 3-0 e uma prestação convincente frente ao V. Guimarães – permanece uma das dúvidas mais prementes no universo azul e branco: que papel terá Rodrigo Mora nas opções de Francesco Farioli?
Na segunda-feira, a promessa formada no Olival ficou no banco; o treinador dos dragões tem um projecto definido para o camisola 86, assente no desenvolvimento individual e colectivo do jovem e na convicção de que, no FC Porto, o activo mais valioso é a equipa.
Interrogado sobre a não utilização de Mora na primeira jornada, Farioli foi taxativo. «É e vai ser um jogador importante para o FC Porto. (…) Não há dúvida sobre o valor que tem e o que representa. É muito bom ter este nível de talento e vamos continuar a trabalhá-lo», afirmou o técnico italiano que, segundo apurou o nosso jornal, considera superficial o debate em torno da titularidade (ou não) de Rodrigo.
Tendo em conta a juventude do criativo – 18 anos – Farioli entende que o crescimento de Mora vai além da questão do onze inicial e que o foco principal, tanto do jogador como dos adeptos, deve ser o patamar que poderá atingir quando estiver plenamente integrado nos métodos e nas ideias do treinador do FC Porto.
Em termos práticos, Farioli pretende lapidar o talento de Mora com calma, evitando atalhos, e colher os resultados a prazo. É uma estratégia que aplicou no Ajax e que resultou na afirmação de jogadores como Jorrel Hato (já transferido para o Chelsea), Youri Baas (agora titular indiscutível) e Jorthy Mokio (internacional A pela Bélgica aos 17 anos).
Paralelamente, as estatísticas dão suporte a outro ponto que o treinador expôs após o encontro com o Vitória. «A época é longa, há muitos jogos e gosto de utilizar vários jogadores. A contribuição do Rodrigo será muito importante este ano», reforçou. Os números não enganam e demonstram que Farioli é, de facto, adepto da rotatividade do plantel.
Na época passada, ao comando do Ajax, o treinador utilizou nada menos que 37 atletas na Eredivisie, igualando o recorde de jogadores utilizados por um técnico na competição numa só temporada. Um indício que abre boas perspetivas para Mora, desde que cumpra o que lhe é pedido: compromisso total, compreensão exacta das tarefas sem bola e paciência, com a certeza de que a sua oportunidade surgirá em breve.
Live