Portal dos Dragões
·30 April 2025
O papel de Zubizarreta em época de turbulência

In partnership with
Yahoo sportsPortal dos Dragões
·30 April 2025
Após uma série de emoções intensas, o FC Porto enfrenta um momento de reflexão e apreensão, após a derrota de 2-0 na Reboleira contra o desamparado Estrela da Amadora. É urgente curar rapidamente as feridas deixadas por um resultado e uma performance que geraram desânimo entre os adeptos, e começar a planear o futuro, prevendo diferentes cenários. A equipa, sob a orientação de Martín Anselmi, precisa, no mínimo, de garantir o terceiro lugar no campeonato, tendo apenas três jornadas para o fazer, e dependendo de um deslize do SC Braga.
Andoni Zubizarreta, nomeado por André Villas-Boas para a função de diretor desportivo, tem passado por um período de menos visibilidade no meio da crise desportiva. A sua chegada não teve o impacto esperado e a sua função não tem sido tão assertiva em diversas ações relacionadas com a equipa principal. Numa época de desafios, todos têm a sua quota de responsabilidades, incluindo o próprio presidente, André Villas-Boas, que teve de lidar com as dificuldades de forma direta.
As pesadas derrotas em casa contra o Benfica e o Estrela da Amadora geraram descontentamento entre os adeptos. A equipa, o treinador, a Administração da SAD e a direção desportiva têm sido alvo de críticas, com muitos adeptos a questionarem o papel de Zubizarreta e de Jorge Costa na estrutura do FC Porto.
Enquanto Villas-Boas e Jorge Costa têm um passado de ligação ao FC Porto que lhes confere alguma margem de confiança entre os adeptos, especialmente os mais exigentes, as capacidades de Zubizarreta estão sob análise, especialmente pela sua ausência em momentos críticos da equipa. É neste cenário de incertezas e críticas à gestão da época do FC Porto que se insere o papel do diretor desportivo, cujo impacto não tem sido o que o universo portista esperava.
O espanhol tem uma personalidade própria, mantendo uma certa distância, embora esteja sempre próximo da equipa principal e da formação B, liderada por João Brandão. No entanto, precisa de demonstrar mais empenho. É crucial que Zubizarreta mostre maior envolvimento e que os resultados apareçam, sob pena de a sua continuidade no FC Porto estar em risco.