Manchester City F.C.
·9 December 2024
In partnership with
Yahoo sportsManchester City F.C.
·9 December 2024
Mais de quatro anos de construção, a City Football Academy foi inaugurada há uma década e teve um enorme impacto no clube e na comunidade.
No início de sua trajetória no clube, no outono de 2008, Sua Alteza Sheikh Mansour bin Zayed Al Nahyan definiu sua visão para o futuro do Manchester City Football Club e prometeu trazer sucesso em campo e nutrir jovens talentos, ao mesmo tempo em que permanecia orgulhosamente enraizado na comunidade em que residia.
A pedra angular do futuro era uma visão para o desenvolvimento e sustentabilidade da juventude, educando jovens futebolistas talentosos dentro e fora do campo e fazendo isso em uma instalação de classe mundial apoiada pelos melhores treinadores e programas de treinamento.
A CFA seria o lar de todos os times de futebol do Manchester City, sustentada por um compromisso inabalável com a regeneração da área local e da comunidade em termos econômicos e ambientais.
E 10 anos depois, estamos celebrando algumas das muitas conquistas e desenvolvimentos que vieram da CFA e como continuamos a nos esforçar para ser os melhores.
Os grandes planos da cidade de ter um complexo de treinamento adjacente ao estádio foram finalmente realizados em 2014.
Em anos passados, Maine Road, o antigo estádio do clube, ficava na verdade a algumas centenas de metros do complexo de treinamento Platt Lane, então não era um conceito totalmente novo e, claro, faz todo o sentido ter os dois mais próximos.
No entanto, Platt Lane era pequeno, com um campo de treinamento principal cercado por uma cerca de tela de arame de 20 pés de altura e, frequentemente, centenas de pessoas assistindo, então não era lugar para manter jogadas ensaiadas e formações em segredo!
Então, em 2010, o City anunciou que tínhamos obtido permissão de planejamento para construir um novo complexo de treinamento adjacente ao Estádio Etihad, com o sonho dos novos proprietários de todas as faixas etárias e funcionários empregados pelo clube trabalhando juntos harmoniosamente em um local específico.
Com o local abandonado de Clayton Aniline em 2010 adquirido para o projeto, os planos iniciais divulgados em setembro de 2011 geraram mais de 7.000 respostas de moradores, pessoalmente e online, com uma impressionante taxa de aprovação de 97% dos entrevistados.
Os planos foram entusiasticamente apoiados em dezembro de 2011 pelo Conselho Municipal de Manchester e aprovados pelo governo em agosto de 2012.
A conversão de um local degradado de 80 acres significou que o Clube passou 12 meses remediando o local poluído antes que as obras pudessem começar.
Foi inaugurado oficialmente em 8 de dezembro de 2014 pela lenda do City, Tony Book, e supervisionado pelo presidente Khaldoon Al Mubarak e pelo então chanceler do Reino Unido, George Osborne.
Para um símbolo do sucesso da CFA, você só precisa dar uma volta pela Ponte Nexen Tire até o Estádio Etihad no dia da partida.
O time de Pep Guardiola tem sido cheio de jogadores locais nesta temporada, com Phil Foden, Rico Lewis, James McAtee, Nico O'Reilly, Jahmai Simpson-Pusey e Jacob Wright, todos parte do primeiro time.
Claro, você não precisa procurar além de Foden para um símbolo do que pode ser alcançado.
O jovem habilidoso nascido em Stockport cresceu nos campos da CFA, se formou para jogar em uma final da FA Youth Cup no Academy Stadium e agora tem perto de 300 aparições e quase 100 gols pelo time profissional.
Adicione 17 grandes troféus para os Blues, prêmios de melhor jogador da Premier League para a temporada 2023/24, uma colocação no top 11 da Bola de Ouro e uma aparição em uma final do Campeonato Europeu para a Inglaterra, e isso mostra que nenhum sonho é pequeno demais.
Desde sua inauguração, 40 jogadores passaram a jogar pelo time principal, mas entrar em um time que ganhou seis dos últimos sete títulos da Premier League não é fácil.
Uma educação futebolística na CFA significa que muitos jogadores seguiram carreiras emocionantes longe do Etihad, tanto nacional quanto globalmente.
Atualmente, sete clubes da Premier League e 12 do Championship têm um jogador da CFA e impressionantes 24.000 minutos foram jogados por graduados da academia para times internacionais seniores.
E pelo menos 24 países têm um jogador da CFA atuando em um clube de nível 1 com taxas de até £ 300 milhões geradas em vendas de jogadores masculinos naquele período.
O compromisso do Clube com o futebol feminino foi enfatizado na construção da CFA.
Nosso estádio com capacidade para 7.000 pessoas é o único estádio construído especialmente para a Super Liga Feminina e rapidamente se tornou nossa casa.
Do nosso primeiro jogo oficial contra o Doncaster Belles à nossa recente vitória na UEFA Champions League sobre o campeão europeu Barcelona, o estádio viu alguns momentos mágicos.
Foi também onde ganhamos o título da WSL em 2016 e a Copa Continental e onde tivemos o privilégio de ver algumas das melhores jogadoras do mundo vestirem uma camisa azul-celeste, além de sediar partidas da Euro 2022.
Pep Guardiola mudaria apenas uma coisa sobre nossas instalações de treinamento e essa é a única coisa fora do nosso controle!
"Acho que aqui é o melhor do mundo... temos absolutamente tudo", disse ele alguns anos atrás. "As instalações são incríveis e é o lugar perfeito para trabalhar - exceto o céu!"
A atenção aos detalhes foi crítica quando o CFA estava sendo projetado e por que ele continua sendo uma das melhores instalações do mundo.
O clube examinou 70 instalações de treinamento diferentes em vários esportes na Austrália, Europa e Estados Unidos.
No centro do campus está a Central Training Facility, combinando instalações do First Team, instalações da Academy, dois campos de treinamento - um interno e instalações de suporte compartilhadas.
A instituição de caridade do Manchester City apoia pessoas em toda a Grande Manchester, capacitando vidas mais saudáveis por meio do futebol.
Com o bem-estar físico e mental em seu cerne, a comunidade foi uma parte fundamental da construção da CFA.
Ela forneceu uma base para projetos como futebol para jovens, participantes mais velhos, famílias, veteranos militares e provisão para deficiências com mais de 26.000 horas comunitárias jogadas na Comunidade Alex Williams e campos internos.
O CITC também ajuda com educação, carreiras e aprendizado de habilidades de vida fora do futebol.
"O que é realmente importante sobre este lugar é que ele é aberto à comunidade de forma controlada", disse Danny Wilson, diretor administrativo, operações e administrador do CITC.
"Entregar todo o ótimo trabalho que fazemos com o programa de deficiência no campo interno e externo.
"Temos o campo comunitário e é ótimo que seja azul porque somos o Manchester City e ele está bem no coração da comunidade.
"Ver tantas pessoas entrando e se envolvendo por meio do futebol e tendo um impacto positivo em suas vidas tem sido incrível."
O CFA tem sido um modelo para academias semelhantes dentro do City Football Group.
Nos EUA, o New York City Football Club construiu o primeiro CFA fora de Manchester, produzindo talentos locais como os internacionais Giovanni Reyna e Tayvon Gray.
Na Itália, o Palermo agora tem seu primeiro centro de treinamento de propriedade do clube. Giovanni Gardini, CEO do Palermo FC, disse: "O Palermo FC teve o privilégio de treinar duas vezes no CFA Manchester nos últimos dois anos.
"Foi uma grande oportunidade para o Clube e o elenco entenderem como organizar habilidades, metodologias e responsabilidades na concepção de uma ideia moderna e qualitativa de futebol.
"O CFA Manchester também foi uma inspiração revolucionária para o projeto do CFA Palermo, o primeiro centro esportivo em Palermo em mais de 120 anos de história do Clube: isso representará para sempre um sinal concreto de um vínculo duradouro."
O clube belga Lommel começou a trabalhar em um novo centro de treinamento de elite que deve ser inaugurado neste verão e as instalações do Montevideo City no Uruguai também são muito utilizadas pela comunidade.
Na Austrália, o Melbourne City viu 52 jogadores da Academy fazerem estreias profissionais, com 28 deles pelo Clube.
E cinco - Daniel Arzani, Denis Genreau, Nathaniel Atkinson, Connor Metcalfe e Jordan Bos - atuaram pela seleção nacional dos Socceroos com 41 jogadores em níveis juniores pela Austrália.
"Os fãs podem se conectar com os jogadores locais que vêm por meio da nossa Academy", diz o diretor de futebol Michael Petrillo.
"Não estamos felizes apenas por eles se tornarem jogadores de elite. Queremos que sejam jogadores que estejam jogando cedo em um time campeão, o que significa que eles têm todas as chances de atrair reconhecimento internacional."
Em Manchester e além, a City Football Academy teve um grande impacto.