Jogada10
·4 August 2025
Nova TV digital promete revolução em transmissões já na Copa do Mundo de 2026

In partnership with
Yahoo sportsJogada10
·4 August 2025
A Copa do Mundo do ano que vem promete uma revolução nas transmissões esportivas. Afinal, espera-se que haja o lançamento da nova geração da TV digital no período que antecede à disputa do principal campeonato de seleções. Com isso, o ponto central de mudança provavelmente seja na interatividade, com a possibilidade de mais alternativas de escolhas para os telespectadores.
Assim, emissoras pelo mundo já estão realizando experiências para criar maneiras de introduzir as modificações em suas transmissões esportivas. Ainda neste ano, a tendência é de que o governo federal torne público um decreto que institui uma direção à inserção da TV 3.0.
A expectativa é de que a Globo, por exemplo, forneça distintas opções de narrações para a mesma partida. No caso, uma alternativa convencional com algum dos seus narradores, o áudio ambiente, ou seja, sem narração. Além disso, ampliar a sua parceria com o projeto “Charla Podcast” e disponibilizar uma versão mais descontraída.
Uma outra situação em estudo é a adição de exibições exclusivas com caráter mais segmentado para os clubes. No caso, torcedores das equipes que estão em campo, terem à disposição transmissões com narradores e comentaristas que tenham uma identificação com o seu time. Um estilo e estrutura semelhantes ao que os clubes já fazem em seus canais de YouTube.
O sorteio da fase de grupos da Copa do Mundo de 2026 será realizado no dia 5 de dezembro, em Las Vegas. A cerimônia acontecerá na ‘Sphere’, espaço futurista que se tornou um dos principais pontos de eventos da cidade. O jornalista Gibrán Araige, que cobre a seleção mexicana, divulgou a informação na última terça-feira (29). A próxima Copa do Mundo será histórica. Pela primeira vez, 48 seleções vão participar do torneio, organizadas em 12 grupos com quatro equipes cada.
Além disso, será a primeira edição com três países-sede: Estados Unidos, México e Canadá. Até então, a única vez em que a competição teve mais de uma nação como sede ocorreu em 2002, com Japão e Coreia do Sul. Com um novo formato e escala inédita, a Copa de 2026 promete ser a maior da história.