oGol.com.br
·4 January 2025
In partnership with
Yahoo sportsoGol.com.br
·4 January 2025
Em briga acirrada com a Atalanta pela liderança da Serie A, o Napoli conquistou importante vitória para abrir vantagem temporária na ponta. Diante da Fiorentina fora de casa, os comandados de Conte foram efetivos e abriram o placar na primeira etapa. Nos 45 minutos finais, apesar da iminente reação da Viola, os napolitanos marcaram mais duas vezes para confirmar o triunfo, por 3 a 0.
Agora, o Napoli é o líder da Serie A com 44 pontos somados, três a mais que a Atalanta, que ainda não jogou na rodada. A Fiorentina é a sexta colocada com 32, mesma pontuação da Juventus, que ocupa a quinta colocação.
Mesmo fora de casa, em Florença, o Napoli começou com o domínio da posse de bola. Porém, foi a Viola que teve a primeira chance, mesmo que não levasse muito perigo: Dodô arriscou de fora aos sete minutos, depois de escanteio curto, e mandou por cima do gol.
Com 16, Spinazzola fez boa jogada e exigiu trabalho do goleiro adversário. O lateral italiano escapou pela esquerda, invadiu a área, cortou Dodô e bateu cruzado rasteiro, mas viu De Gea fazer boa defesa para salvar a Fiorentina.
Aos 26, depois de certa pressão dos donos de casa, os napolitanos conseguiram escapar e abriram o placar. David Neres foi acionado na entrada pela direita, gingou sobre três marcadores, cortou para fora e bateu cruzado de direita. A bola bateu em Ranieri, pegou altura e encobriu De Gea.
Nove minutos mais tarde, os mandantes conseguiram o empate, mas não valeu. Sottil ficou com a posse pela esquerda e cruzou com perigo na área, onde Moise Kean dominou contra Olivera, girou sobre a marcação e chutou forte no canto direito, sem chance para Meret. Porém, a arbitragem marcou toque de mão do atacante.
Depois do gol, a Fiorentina cresceu de produção. Os comandados de Palladino trocavam passes no meio do campo e viam os adversários se retraírem, para voltar ao intervalo com a vitória parcial. Sem mais chances de perigo, o primeiro tempo terminou com a vantagem momentânea para o Napoli.
Os mandantes até começaram com mais chances na segunda etapa, mas não levaram perigo. Aos seis minutos, o Napoli deu um banho de água fria no que parecia uma reação: Moreno cometeu pênalti em Anguissa depois de drible mal sucedido e, na cobrança, Lukaku deslocou De Gea para ampliar o marcador.
Aos 16 minutos, a Fiorentina tentou duas vezes seguidas, mas não conseguiu furar o bloqueio adversário. Primeiro Mandragora aproveitou a sobra de um cruzamento na área e encheu o pé da entrada, mas Meret fez grande defesa e, na sequência do lance, Beltrán completou o cruzamento de Dodô e cabeceou rente à trave, para fora.
O Napoli respondeu no contra-ataque com achance do brasileiro David Neres. O camisa 7 arrancou pela direita, tabelou na entrada da área, ajeitou para a perna boa e bateu cruzado com perigo, mas mandou a bola no lado de fora da rede, para o alívio do goleiro adversário.
Os comandados de Antonio Conte resolveram o jogo com 22 minutos da segunda etapa. Anguissa recuperou a posse pela esquerda, arrancou em contra-ataque e cruzou rasteiro para a área, mas Comuzzo cortou. O defensor, porém, deixou a bola escapar e viu McTominay aproveitar para completar de primeira do meio da área, dando números finais ao confronto.