AVANTE MEU TRICOLOR
·7 August 2025
NÃO MARCA, NEM DEFENDE: A sina que faz o São Paulo atingir recordes negativos e números desastrosos nos pênaltis

In partnership with
Yahoo sportsAVANTE MEU TRICOLOR
·7 August 2025
Sabino errou a primeira cobrança da série decisiva pela Copa do Brasil (Foto: Rubens Chiri/SPFC)
MARCIO MONTEIRO
@avantmtricolor
O São Paulo perdeu seus quatro últimos pênaltis, todos defendidos pelos goleiros adversários, incluindo nesta soma o de Luciano contra o Fluminense, dias atrás, pelo Brasileirão. Essa sequência negativa não acontecia desde 2016, quando Calleri, Ganso, Michel Bastos e Maicon erraram suas cobranças, respectivamente, contra São Bernardo, Trujillanos, Linense e Oeste.
Entretanto, naquela ocasião houve apenas uma defesa. A última vez que goleiros adversários pegaram pelo menos quatro pênaltis seguidos de são- -paulinos, como agora, foi só em 2013. Foram cinco goleiros diferentes defendendo quatro cobranças de Rogério Ceni e uma de Jádson. Em nenhum outro momento neste século o Tricolor errou mais de três pênaltis consecutivos, segundo dados doAnotações Tricolores.
Nesta temporada, o desempenho do São Paulo na marca da cal tem sido desastroso: o time acertou apenas um terço das nove cobranças realizadas, e, antes da eliminação desta quarta-feira (6), erros similares já tinham representado um papel crucial nos empates sem gols com Sport e Fortaleza, ambos no Morumbi.
Para piorar, os goleiros tricolores não defenderam nenhum dos últimos 21 pênaltis que tiveram pela frente. Foram dezoito que se transformaram em gols (catorze contra Rafael e quatro contra Jandrei), dois para fora e um foi no travessão, sendo este a única cobrança perdida das nove em 2025.
A última defesa de um goleiro do São Paulo em pênalti foi com Rafael, no título da Supercopa Rei, conquistado sobre o Palmeiras em fevereiro de 2024, após empate por 0 a 0 no tempo normal.
Na eliminação para o Athletico-PR, Sabino, Tapia e Jandrei pararam nas mãos do goleiro Santos. E o arqueiro tricolor, não conseguiu praticar nenhuma defesa.