Não há mistério tão incompreensível que a sua luz não possa desvendar | OneFootball

Não há mistério tão incompreensível que a sua luz não possa desvendar | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Fala Galo

Fala Galo

·15 May 2024

Não há mistério tão incompreensível que a sua luz não possa desvendar

Article image:Não há mistério tão incompreensível que a sua luz não possa desvendar

Por Hugo Fralodeo 14 mai 2024 21:37

Quanto tempo, hein, turma… Eu sei, ando sumido. A última vez que estive por aqui pra batermos papo, coisa de duas semanas, vim humildemente pedir-lhes calma e tranquilidade, porque o verdadeiro sal da terra arruma o chão da nossa casa.


OneFootball Videos


Como não poderia deixar de ser, a prosa de hoje tá cheia de coincidências e curiosidades. A doideira é que venho pra falar de um jogo que não vi. Pois é, hoje não deu. Não deu pra mim, não deu pro Galo, não deu pro Milito, não deu pra ninguém.

Sabe por que nos surpreendemos mesmo com o que já sabemos que vai acontecer? Porque nós não sabemos quando, onde e como. E nunca sabemos quais os efeitos que as surpresas irão causar. O Galo foi surpreendido em Montevideo? Não sei, eu não vi. Tô de sacanagem. Certamente não. Era o mesmo Peñarol que foi valente na Arena algumas jornadas atrás. O ritmo quebrou com o tempo pra treinar? Difícil dizer. Por que, então, a primeira derrota veio logo agora quando parecíamos imbatíveis? Porque todos temos nossos momentos e nossas fraquezas.

Não se engane, o Atlético não era perfeito e invencível. Milito nunca escondeu. Me lembro de uma entrevista do meu querido Alberto, mais conhecido por Beto Guedes (olha ele aqui de novo), de novembro de 2013, se não me engano, quando ele dizia que as coisas à época eram meio ilógicas. Imagine hoje. Lá em 78, quando esse cara lançou o esplêndido Amor de Índio, as coisas deviam ser mais lógicas. Falei disso só pra ter uma desculpa pra puxar a trama real.

Entre tantos clássicos, Luz e Mistério – parceria dele com Caetano – sempre me chamou atenção. Eu pirava nos sons de cordas diferentes que a canção tinha. Foram anos e anos até eu saber o que era um bandolim, depois mais alguns anos até ser apresentado ao cuatro venezuelano. Na harmonia digna da mais bela dos mortais, um solitário pede a clareza para desvendar o caminho até aquele coração.

Sou meio egoísta quando se fala das minhas canções. Como já vem tudo meio embolado e só eu sei desembolar, não divido minhas ideias com ninguém. Talvez por eu ter tanta corda pra desembaçar, meus amigos me chamam pra entrar no emaranhado de ideias deles. Aí sim eu contribuo. Egoísta por um lado, generoso de outro, como me procuram mais pelas palavras, sempre acabo perguntando o que o parceiro quer dizer.

Beto e Caetano, ao partirem em busca da vitória, disseram querer o mapa da luz, se perderam em meio a descaminhos. Procurando no clarão do luar, encontraram o que queriam na escuridão do mistério que se fez brilhar na sombra, encontrando o que esperavam.

“Peraí, Hugão, o que a primeira derrota do Galo de Milito, cê não ter visto o jogo, parcerias, Beto e Caetano têm ver com esse trem todo?” A resposta já tá lá em cima, cês que embalaram na prosa e não se ligaram. O caminho é um só e ele precisa ser trilhado em conjunto. Mesmo que saibamos o que tá na ponta, a estrada é longa e sinuosa e, na verdade, a gente nunca sabe realmente o que nos espera lá. Lembra do fator surpresa?

Milito ainda não mostrou todas as suas faces e estamos apenas começando. Está na hora de ver mais nuances desse Galo. Como nosso Mariscal disse, agora é a hora que mais precisamos estar juntos. Não se abandona o barco na primeira tempestade, nem na segunda, nem na terceira, nem da décima terceira. Também não se joga para fora o marinheiro que rateia, ele também foi parte da jornada. Ninguém fica para trás.

Mesmo que você não enxergue, mesmo sem um mapa, mesmo que você se perca, mesmo que pareça que você fique vagando em vão, mesmo que o caminho te faça andar pelas sombras, mesmo que você se depare com um labirinto, mesmo que a escuridão insista em esconder a luz, basta olhar para trás e lembrar de tudo que você passou para chegar até onde você está.

Por favor, parem o Brasileirão! 🚨 SOS RIO GRANDE DO SUL – #FUTEBOLPELOSUL 🚨

Luz e Mistério (Beto Guedes / Caetano Veloso)

Oh! Meu grande bem Pudesse eu ver a estrada Pudesse eu ter a rota certa Que levasse até dentro de ti

Oh! meu grande bem Só vejo pistas falsas É sempre assim Cada picada aberta me tem mais Fechado em mim

És um luar Ao mesmo tempo luz e mistério Como encontrar A chave desse teu riso sério

Doçura de luz Amargo e sombra escura Procuro em vão Banhar-me em ti E poder decifrar teu coração

És um luar Ao mesmo tempo luz e mistério Como encontrar A chave desse teu riso sério

Oh grande mistério, meu bem, doce luz Abrir as portas desse império teu E ser feliz

Este texto é opinativo, de inteira responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, o pensamento do portal Fala Galo.

View publisher imprint