Glorioso 1904
·24 September 2024
In partnership with
Yahoo sportsGlorioso 1904
·24 September 2024
Rui Costa explicou saída de Morato do Benfica
|
Depois do Benfica ter chegado a recusar 25 milhões de euros, no inverno, pela venda de Felipe Morato, o central brasileiro acabou por sair neste verão a troco de 11 milhões (num negócio que pode chegar aos 17 milhões). Agora Rui Costa explicou a transferência do defesa para o Nottingham Forest, por um valor mais reduzido, garantindo que no plantel do Glorioso iria acabar por fazer "mais bancada que banco".
"Jogador formado por nós, que nos deu bastante, no ano passado até foi muitas vezes sacrificado a jogar numa posição que não era a sua e cumpriu sempre, mas eu gostava que as pessoas percebessem", começou por afirmar o Presidente do Benfica, em entrevista à BTV, esta terça-feira.
"Com a continuidade de Otamendi, afirmação de António Silva e ascensão de Tomás Araújo arriscávamos ter o Morato como quarto central, que num plantel faz mais bancada do que banco... Há dois anos, Morato tinha outra projeção, mas entendemos não desvalorizar o ativo e prejudicar a carreira do jogador ao ficar como quarto central. Era provável ter poucos minutos durante a época, daí a saída. Ficaram os 3 centrais, mais um da formação (Bajrami)", concluiu Rui Costa.
Em 2024/2025, Morato - atualmente avaliado em 15 milhões de euros - foi opção para Roger Schmidt numa partida, tendo ido 90 minutos a jogo com o Famalicão, na primeira jornada. Em Inglaterra, o central foi usado em dois embates, somando 27 minutos.
Já em 2023/24, o defesa somou 35 encontros, na presente temporada: 21 na Liga Portuguesa, cinco na Liga dos Campeões, cinco na Taça de Portugal, três na Taça da Liga e um na Liga Europa, totalizando 2.599 minutos. O defesa fez ainda duas assistências.
No total, Morato já realizou 86 jogos pela equipa principal do Benfica, desde a sua chegada no ano de 2019, vindo do São Paulo. O brasileiro registou ainda dois golos marcados e três assistências, sendo que levantou uma Liga Portuguesa e uma Supertaça Cândido de Oliveira.