México vence EUA e conquista título da Copa Ouro | OneFootball

México vence EUA e conquista título da Copa Ouro | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Gazeta Esportiva.com

Gazeta Esportiva.com

·7 July 2025

México vence EUA e conquista título da Copa Ouro

Article image:México vence EUA e conquista título da Copa Ouro

O México derrotou neste domingo os Estados Unidos por 2 a 1 na final da Copa Ouro da Concacaf para conquistar o título pela 10ª vez, um recorde.

Um gol de cabeça do capitão mexicano Edson Álvarez, a 13 minutos do fim, completou a vitória de virada do “El Tri”, após uma disputa acirrada entre os arquirrivais e co-anfitriões da Copa do Mundo de 2026.


OneFootball Videos


A vitória foi nada menos do que o México merecia, após dominar por longos períodos a inexperiente seleção dos EUA, comandada por Mauricio Pochettino, que entrou no torneio sem vários titulares.

O gol da vitória de Álvarez coroou um retorno de conto de fadas a Houston, depois de ter saído mancando e chorando no mesmo local durante a partida de abertura do México na Copa América do ano passado.

“É um momento muito emocionante para mim”, disse o meio-campista do West Ham após o jogo. “Desde que cheguei a Houston, tenho pensado naquela decepção. Pedi à vida que me desse mais uma alegria”

Como foi a partida

Os EUA começaram com um início de sonho, com o zagueiro Chris Richards abrindo o placar para os donos da casa aos quatro minutos, diante de pouco menos de 71.000 torcedores no NRG Stadium, em Houston.

A cobrança de falta perfeita de Sebastian Berhalter, de fora da área, causou pânico na defesa mexicana, e o zagueiro Richards, do Crystal Palace, se abaixou para cabecear com força, mas o gol bateu na parte de baixo do travessão e passou por cima da linha.

Mas aquele golpe inicial seria a melhor chance dos EUA em um primeiro tempo controlado pelo México, que passou a maioria dos primeiros 45 minutos acampado em território nacional.

O prodígio mexicano de 16 anos, Gilberto Mora, ameaçou empatar aos 24 minutos, mas seu chute foi defendido pelo goleiro americano Matt Freese.

Três minutos depois, porém, o México empatou. Marcel Ruiz fez um passe excelente para o veterano atacante Raul Jimenez, que chutou forte e acertou o travessão.

A virada finalmente veio aos 77 minutos, quando o passe de Johan Vázquez em cobrança de falta foi recebido por Álvarez, que cabeceou forte para o fundo das redes, sem chances para Freese.

“Obviamente, estamos decepcionados por não vencermos”, disse o capitão dos EUA, Tim Ream, após a derrota.

“Começamos muito bem e, obviamente, eles conseguiram um momento no jogo na segunda parte do primeiro tempo. Só nos faltou um pouco de calma quando recuperamos a bola, para tentar movê-los um pouco”, acrescentou Ream.

* Com conteúdo da AFP

View publisher imprint