Leonino
·31 March 2025
Melhor série de Rui Borges no Sporting e o culpado é... Ruben Amorim

In partnership with
Yahoo sportsLeonino
·31 March 2025
Rui Borges chegou ao Sporting em dezembro de 2024, depois de herdar a equipa que Ruben Amorim tinha deixado em novembro - antes de ir para Manchester, onde pode estar prestes a perder Bruno Fernandes - e que passou brevemente pelas mãos de João Pereira. O novo treinador apressou-se em alterar o modelo tático da equipa para se adaptar ao que costuma fazer (de 3x4x3 para 4x4x2). No entanto, os resultados e as muitas lesões obrigaram o técnico a reverter o processo, e voltar à tática antiga... Algo que lhe valeu a melhor série de resultados em Alvalade.
São sete jogos desde a mudança, com duas vitórias e cinco vitórias, que chegaram de forma consecutiva. A verdade é que a diferença estatística é notória, principalmente a nível ofensivo. Os leões têm mais golos marcados, apesar de terem menos posso de bola, e têm mais grandes ocasiões de golo, apesar de fazerem menos remates: o volume diminuiu um pouco, mas a qualidade das oportunidades melhorou bastante com o regresso ao 3x4x3.
A nível defensivo, o Sporting ganha menos duelos com a linha de cinco, e faz menos recuperações do que fazia anteriormente. No entanto, um dado muito importante é que os leões estão a permitir menos remates ás equipas adversárias, comparando com o período em que usaram o 4x4x2.
De resto, Frederico Varandas já tinha abordado a questão: "Temos de recuar uns meses, o plantel foi construído pelo treinador na altura, ajustado para o sistema de jogo do treinador, um plantel que se foi aperfeiçoando em 4 épocas com o treinador, talhado para o sistema de jogo do treinador. Podemos dizer que foi um plantel que sempre deu bons resultados do ponto de vista competitivo. E, de facto, este ano por várias circunstâncias, com a mudança de treinador, é um plantel ajustado a um sistema de jogo que hoje não se aplica".
Também Rui Borges falou da mudança: "Penso que é natural. Tendo em conta a disponibilidade dos jogadores, fomos um bocadinho ao conforto. Não tivemos muito tempo para treinar, é difícil adquirir comportamentos. Fomos ao conforto, não fugindo à nossa ideia de jogo. Por mais que o sistema seja com três ou quatro defesas, sente-se que a equipa está a ganhar mais fôlego, energia".