oGol.com.br
·13 June 2024
In partnership with
Yahoo sportsoGol.com.br
·13 June 2024
Com gol de assistência de Matheus Pereira, o nome do jogo, o Cruzeiro venceu o Cuiabá, no Mineirão, por 2 a 1, para subir ao G6 do Campeonato Brasileiro.
A Raposa chega a 13 pontos, mas passa o rival, Atlético Mineiro, no número de vitórias, subindo para a sexta colocação. Já o Dourado é vice-lanterna, com quatro.
O Cuiabá começou o jogo investindo nas bolas longas, principalmente buscando os avanços de Jonathan Cafú pela direita. Fazia isso muito porque o Cruzeiro marcava alto, com muita intensidade.
O time de Fernando Seabra conseguiu recuperar muitas bolas no campo de ataque no início do jogo. Só não criou muitas chances. Arriscou, inicialmente, de fora da área. Sem sucesso. Foram 20 minutos sem ameaças.
O primeiro lance perigoso cruzeirense saiu quando Barreal viu a movimentação de William pela direita. O lateral recebeu como homem surpresa na área e mandou de cabeça para o meio. Rafa Silva não conseguiu chegar em tempo de mandar a bola para a rede.
Rafa Silva voltou a ter chance na área aos 27. Dessa vez, após roubada de bola de William no ataque, Matheus Pereira recebeu na direita e mandou no meio da área para Rafa Silva. O atacante furou. Na sobra, Barreal ajeitou e bateu forte, parando em linda defesa de Walter.
O Dourado ficou acuado por alguns minutos. Mas a pressão celeste logo arrefeceu. Além de ter se recuperado dos sustos, os visitantes ainda quase saíram na frente aos 42 minutos. Jonathan Cafú puxou contra-ataque, deixou três defensores pelo caminho e construiu a jogada para Clayson. O ponta tentou achar no meio Pitta, a bola seguiu viva na área e Denílson devolveu para Clayson, livre na área. Só que o chute, de canhota, foi por cima do alvo.
Tudo levava a crer que o primeiro tempo terminaria, mesmo, sem gol. Mas no último ataque, William apareceu bem mais uma vez pela direita e, mesmo longe da linha de fundo, mandou cruzamento na área, com açúcar para Matheus Pereira ganhar no alto da defesa e mandar para a rede.
O Cruzeiro não deixou o Cuiabá se adiantar no segundo tempo. Seguiu marcando com blocos altos. Continuou restando ao time de Petit descidas em velocidade, aproveitando que Jonathan Cafú atacava sempre a profundidade.
Só que foi do outro lado que o Dourado criou o lance que resultou no empate. Clayson avançou pela canhota e, mano a mano com Zé Ivaldo, cortou o zagueiro. Só que foi derrubado. Já na área, pênalti. Pitta, na cobrança, deixou tudo igual.
Só que a Raposa respondeu rápido. Ainda aos 21 minutos, recuperou a vantagem. Matheus Pereira quebrou a linha defensiva com um grande passe que deixou Rafa Silva na cara do gol. O atacante bateu rasteiro, no cantinho, e correu para o abraço.
Depois do gol, com a entrada de Villalba, Seabra colocou a equipe celeste para jogar com três zagueiros. O Cuiabá, então, passou a forçar jogadas pelas laterais em busca de cruzamentos. Eliel se juntou a Pitta na área. Mas a defesa cruzeirense lidou bem com o perigo.
Quem conseguia chegar bem no fundo era William, que fez uma partidaça. Em bela tabela pela direita aos 41, apareceu na área e tentou tocar para trás. A bola pegou na defesa e foi na trave de Walter. Na cobrança do escanteio, Matheus Pereira quase fez olímpico. Walter evitou.
O nome do jogo, Matheus Pereira ainda voltou a esboçar outro gol nos acréscimos. Soltou uma pancada de fora da área, e Walter ficou olhando a bola pegar no travessão. Os visitantes ainda tentaram o abafa final e até chegaram a ameaçar o empate, mas ficou mesmo no 2 a 1.