MAIS UMA PORRADA: Oposição no São Paulo sofre mais uma derrota e não deve emplacar nenhum novo conselheiro vitalício | OneFootball

MAIS UMA PORRADA: Oposição no São Paulo sofre mais uma derrota e não deve emplacar nenhum novo conselheiro vitalício | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: AVANTE MEU TRICOLOR

AVANTE MEU TRICOLOR

·4 February 2025

MAIS UMA PORRADA: Oposição no São Paulo sofre mais uma derrota e não deve emplacar nenhum novo conselheiro vitalício

Article image:MAIS UMA PORRADA: Oposição no São Paulo sofre mais uma derrota e não deve emplacar nenhum novo conselheiro vitalício

Olten Ayres de Abreu e Julio Casares: poder total no Morumbi (Rubens Chiri/SPFC)

RAFAEL EMILIANO@rafaelemilianoo


OneFootball Videos


Definitivamente um dos piores postos que se pode ter no mundo atualmente é o de ser opositor do presidente Julio Casares na política interna do São Paulo.

Em mais um passo dado rumo a seu esfacelamento, o grupo que discorda da gestão do atual mandatário tricolor, não deve conseguir emplacar nenhum nome nas dez vagas que deverão ser preenchidas de conselheiros vitalícios.

Atualmente, dos 260 conselheiros que compõem o órgão, 160 são vitalícios.

Na última reunião do órgão, no final de janeiro, o presidente Olten Ayres de Abreu abriu o processo seletivo para preenchimento das dez vagas abertas no momento (os ocupante anteriores, obviamente, faleceram).

Ocupar um posto de vitalício no São Paulo tem um peso considerável, visto que, entre outras coisas, é o Conselho quem elege o presidente (no Tricolor as eleições são feitas de maneira indireta).

Pois bem, a situação indicou dez nomes divididos entre os cinco grupos que formam a coalizão de apoio a Casares. A oposição apontou inicialmente seis postulantes, mas decidiu retirar as candidaturas. Para tentar uma sobrevida.

O estatuto diz que o Conselho Consultivo (órgão por onde passa primeiro a lista dos indicados), ao receber os nomes indicados, deve validar dois terços deste candidatos.

Ou seja, seriam então desprezados os seis indicados pela oposição.

Com a manobra, a oposição retirou seus nomes, sobrando os dez da situação.

O Consultivo vai, então, ter que desprezar quatro dos nomes indicados (um terço), mandando seis para a votação no Conselho Deliberativo. Esse será o momento em que a oposição entrará e apresentará os quatro nomes para completar o quadro, que necessariamente precisa eleger dez novos conselheiros vitalícios.

Sob denúncias de manobra (e golpe) dos dois lados, a coisa está quente nos bastidores políticos do Tricolor.

Olten deverá decidir nos próximos dias se aceita ou não a tratativa política dos opositores. A pressão dos apoiadores de Casares é para que sejam votados os nomes postulantes originalmente para vitalício, sem 'novos concorrentes' após a apreciação do Conselho Consultivo. A tendência é que barre o plano da oposição. E as dez cadeiras sejam ocupadas pela situação.

A definição dos novos conselheiros vitalícios deverá acontecer até março.

Article image:MAIS UMA PORRADA: Oposição no São Paulo sofre mais uma derrota e não deve emplacar nenhum novo conselheiro vitalício
View publisher imprint