Lookman, o herói de Bergamo que já fez <i>estragos</i> no Sporting | OneFootball

Lookman, o herói de Bergamo que já fez <i>estragos</i> no Sporting | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Zerozero

Zerozero

·22 May 2024

Lookman, o herói de Bergamo que já fez <i>estragos</i> no Sporting

Article image:Lookman, o herói de Bergamo que já fez <i>estragos</i> no Sporting

Que noite para Ademola Lookman, meus senhores! Daqueles encontros que vai relembrar até ao último segundo como profissional. O nigeriano revelou-se decisivo e importantíssimo para o primeiro troféu internacional da Atalanta. Hat-trick e a Liga Europa no bolso diante de um conjunto que ainda não tinha perdido esta temporada. Impressionante.

O camisola 11 marcou três golos, foi um autêntico pesadelo para os defesas contrários e imortalizou o seu nome na história da competição. Não teve uma trajetória fácil, no entanto, vai continuando a demonstrar que está na melhor forma da carreira com qualidades excecionais no último terço adversário.


OneFootball Videos


Para os adeptos mais desatentos do futebol europeu, o nome Ademola Lookman pouco ou nada dirá. Assim sendo, são várias as questões colocadas relativamente ao atleta de 26 anos. Já foi internacional pelo seu país? Que clubes é que representou ao longo da carreira? Onde é que começou a sua formação? Fomos atrás de todas estas respostas relacionadas com o novo herói da cidade de Bergamo.

Empréstimos atrás de empréstimos...

Ademola Lookman Olajade Lookman nasceu em Londres, a 20 de novembro de 1997 (26 anos). Estreou-se a nível sénior com a camisola do Charlton Athletic, em 2015/2016, no Championship. Numa equipa que contava, por exemplo, com Jorge Teixeira ou Ricardo Vaz Tê, um jovem de 18 anos começou a dar nas vistas e a atrair o interesse de vários emblemas.

Em 2016/2017, deu o salto para a principal montra do futebol inglês, uma vez que assinou contrato com o Everton. Ronald Koeman quis trabalhar com o extremo e concedeu-lhe algumas pequenas oportunidades. Acabou por fazer oito encontros (um golo), assim como uma partida nos sub-23.

Em 2017/2018, porém, o cenário mudou de figura. Fez 16 jogos, mas acabou emprestado ao RB Leipzig, a primeira experiência fora do seu país. 11 partidas, cinco golos e três assistências. Nada mau para um jogador que foi titular em sete ocasiões...

No entanto, regressou à casa de partida, agora com Marco Silva no banco de suplentes dos toffees. Estabeleceu um novo «recorde» no que toca a jogos disputados na Premier League (25), porém, sem muitas contribuições a nível de golos (uma) e assistências (duas).

Lookman tinha deixado saudades na Alemanha. Teve pouco tempo para demonstrar o seu valor e, portanto, o RB Leipzig decidiu investir 25 milhões de euros para contar com os serviços do extremo nigeriano. «Não voltes a uma casa onde foste feliz», diz-nos o ditado. E que razão teve neste caso. 12 encontros e pouco mais. Desastroso.

Voltou a ser cedido, numa primeira instância, ao Fulham e, depois, ao Leicester City. Muitos minutos nas pernas permitiram atingir outro patamar e desenvolver algumas qualidades que ainda não estavam no ponto certo para fazer a diferença. Gian Piero Gasperini viu essas mesmas qualidades e quis que a Atalanta desembolsasse 15 milhões de euros pelo passe de Lookman. O resto? É história.

... Até encontrar a felicidade

Chegou a Itália em 2022/2023. Queria ganhar o seu espaço numa equipa ambiciosa e que privilegiava o bom futebol. Um contexto perfeito para sobressair. Dito e feito. Primeiro jogo na Série A? Golo, aos 94 minutos, depois de saltar do banco de suplentes.

Remate certeiro cá, remate certeiro lá. Terminou a Serie A como o quinto melhor marcador apenas atrás de Victor Osimhen, Lautaro Martínez, Boulaye Dia e Rafael Leão. A Atalanta, por sua vez, ficou no quinto posto da tabela classificativa e regressou às competições europeias. Apenas o início de uma bela história criada em Bergamo.

O Sporting foi um dos adversários na fase de grupos da Liga Europa. Ademola Lookman foi titular em ambos, sendo que ajudou na vitória italiana no Estádio José Alvalade com uma assistência. Foi considerado, para o zerozero, o melhor jogador em campo com nota '8'. Tudo isto ajudou a que a Atalanta ficasse no primeiro lugar do grupo e garantisse um lugar nos oitavos-de-final... com o Sporting.

Aqui, a história voltou a ser idêntica. Em duelos decididos por detalhes, foi o camisola 11 a inaugurar o marcador em Bergamo para ajudar a construir a vantagem mínima sobre o conjunto português. O sonho começava a ganhar contornos históricos.

Ultrapassaram, depois, o Liverpool (um dos principais candidatos) e o Marseille. No dia da final contra o Bayer Leverkusen, já sabemos a história. Os golos aos 12, 26 e 76 minutos preencheram uma página dourada para a Atalanta e o protagonista foi um internacional nigeriano em 21 ocasiões. Contrato até 2026. Para acompanhar de perto, depois dos festejos, pois claro.

View publisher imprint