Lino diz por que preferiu Flamengo a Europa e Arábia | OneFootball

Lino diz por que preferiu Flamengo a Europa e Arábia | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: MundoBola Flamengo

MundoBola Flamengo

·1 August 2025

Lino diz por que preferiu Flamengo a Europa e Arábia

Article image:Lino diz por que preferiu Flamengo a Europa e Arábia

Apresentado oficialmente pelo Flamengo nesta sexta-feira (1º), em coletiva de imprensa realizada no Ninho do Urubu, o atacante Samuel Lino explicou a decisão de priorizar o Rubro-Negro em relação a outras propostas recebidas.

E um dos motivos foi o aumento de competitividade no futebol brasileiro. Além de voltar a morar perto da família, Samuel ressaltou o nível do esporte local na Copa do Mundo de Clubes e disse ver equipes de muita qualidade no país.


OneFootball Videos


"Há um mês, falei com a minha mãe: 'Imagina eu voltar para o Brasil, para perto da família'. E cara, eu nunca pensei na idade. Acho que o mercado brasileiro tem crescido muito. No Mundial, você viu. Joguei contra o Botafogo no último jogo, colocou dificuldade, eles também têm muita qualidade", disse.

Samuel revelou até um encontro com Memphis Depay, atacante do Corinthians, e uma conversa durante as férias. Nela, o holandês admitiu ao brasileiro a admiração com o crescimento do futebol no Brasil. Os dois jogaram juntos durante um tempo no Atlético de Madrid.

"O futebol brasileiro vem num crescimento gigantesco. Encontrei o Memphis quando estava de férias em São Paulo, e ele falou: 'O futebol está crescendo bastante aqui'. É verdade, a estrutura e tudo, e depois que começou o interesse do Flamengo, não pensei que por ser novo, deveria ficar na Europa", afirmou.

Tamanho do Flamengo

Outro motivo, naturalmente, foi o tamanho do Rubro-Negro em si. Samuel ressaltou que, mesmo ainda sendo um jogador novo, nem pensou nisso antes de aceitar a proposta do Flamengo.

"O Flamengo é um clube gigantesco no Brasil, porque se fosse na Europa, o Flamengo seria um time gigantesco que brigaria também por títulos. Então, nunca pensei na minha idade, por ser novo", ressaltou.

E o atacante apresentou um argumento convincente: segundo ele, bons projetos precisam ser aproveitados, principalmente quando o jogador sente que vai poder desempenhar o futebol ideal.

"Quando o projeto é bom e vai te fazer crescer, conseguir demonstrar o seu futebol e aquilo que você gosta e sabe fazer, acho que não tem idade para isso. Quando se trata de um clube gigantesco como o Flamengo", apontou Samuel.

Quando passou a acompanhar o Flamengo e outras propostas

Ao falar sobre a relação que tem com a equipe, demonstrada na animada comemoração no gol anulado contra o Atlético-MG, Samuel Lino explicou que passou a acompanhar o Mais Querido após passar pelas categorias de base do clube, em 2018. E ainda confirmou que recebeu outras propostas.

"Desde que eu voltei para o São Bernardo, depois da minha passagem no Flamengo, passei a acompanhar o Flamengo sempre. Todos os jogos. Na verdade, tive propostas bem interessantes da Europa, tive propostas financeiramente boas também da Arábia", revelou.

Mesmo com outras possibilidades na mesa, porém, Samuel Lino escolheu o Flamengo. E não só pelo tamanho, mas também pela oportunidade de disputar títulos regularmente e a chance de ser lembrado na Seleção.

"Mas quando veio o Flamengo, com uma boa proposta também, eu pensei: 'É um clube gigantesco, é um clube que já joguei, está sempre disputando títulos, sempre nas primeiras colocações, e vejo muitos jogadores chegando à seleção brasileira'", ressaltou.

Por fim, o atacante ressaltou que a escolha de voltar ao Brasil se deu por um somatório de coisas. Além de todos os motivos citados anteriormente, Samu também destacou a proximidade da família e até a culinária brasileira.

"Então, isso me atraiu muito mais que os projetos que me ofereceram na Europa e em outros países. E quando você está em um clube gigantesco, perto da família, todo o pessoal, falar a minha língua, comer a comida brasileira, tudo isso contou muito para eu estar aqui hoje no Flamengo", finalizou Samuel Lino.

View publisher imprint