MundoBola Flamengo
·11 August 2025
Líder isolado, Flamengo tem dois representantes na seleção da Bola de Prata do 1º turno

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·11 August 2025
Único time a alcançar os 40 pontos no Brasileirão e com a melhor campanha do primeiro turno, o Flamengo tem dois representantes no Prêmio Bola de Prata, da ESPN: o zagueiro Léo Ortiz e o meia Arrascaeta, que também é classificado como o melhor jogador da competição até aqui.
O camisa 10 rubro-negro é vice-artilheiro do torneio com 10 gols e líder em assistências, com 6. Ortiz se destaca na defesa menos vazada da Série A, com apenas 8 gols sofridos, além de ter marcado um gol. A seleção do primeiro turno reúne ainda outros destaques do campeonato e conta, ao todo, com jogadores de oito clubes diferentes.
A seleção da Bola de Prata ao final da 19ª rodada do Brasileirão ficou assim:
O Rubro-Negro fechou a 19ª rodada na liderança isolada, três pontos à frente do Cruzeiro, vantagem construída na última rodada do turno. Enquanto o Flamengo venceu o Mirassol por 2 a 1 no Maracanã, o time mineiro perdeu para o Santos em casa. A equipe de Filipe Luís ainda tem um jogo a menos, contra o Sport, e pode chegar a 43 pontos nas rodadas condizentes ao primeiro turno.
A campanha rubro-negra no primeiro turno é dominante: 12 vitórias, 4 empates e apenas 2 derrotas, números que fazem do time o menos derrotado do campeonato. O Fla também lidera em gols marcados (33) e tem a defesa menos vazada (8).
Apesar da campanha superior do Flamengo, Hernán Crespo aparece como o melhor técnico do primeiro turno na Bola de Prata. O argentino assumiu o São Paulo no meio do campeonato e tem 7 partidas no comando, com 5 vitórias, 1 empate e 1 derrota. Revés justamente diante do Rubro-Negro, em um confronto amplamente dominado pelo Fla no Maracanã.
O Prêmio Bola de Prata 2025 mantém o formato de avaliação lançado em 2024, que flexibiliza a formação da seleção, especialmente do meio para frente. Atrás, seguem premiados o melhor goleiro, dois zagueiros e dois laterais.
Nas outras seis vagas, obrigatoriamente estarão um volante, um meia e um atacante. As três vagas restantes serão ocupadas pelos atletas com as maiores médias, independentemente da posição, respeitando o limite máximo de três jogadores da mesma função. Dessa forma, o esquema da seleção poderá variar a cada rodada, entre mais volantes, meias ou atacantes.
Desde 2017, a pontuação do Bola de Prata é composta por 40% de estatísticas (via Algoritmo DataESPN) e 60% das notas atribuídas pelos jornalistas.