Zerozero
·30 March 2025
Leandro Silva guia Académica a novo triunfo

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·30 March 2025
Na manhã deste domingo, a Académica OAF, líder da Série 2 de manutenção da Liga 3, recebeu no Estádio Cidade de Coimbra o último classificado Lusitânia dos Açores. Apesar do calafrio inicial, a Briosa venceu com segurança por 4-2, à boleia da batuta de Leandro Silva, e está prestes a confirmar a manutenção.
A necessitar imenso de pontuar, foi a equipa açoriana quem entrou melhor na partida, tendo-se colocado em vantagem à passagem do minuto sete, quando Celso Sidney, assistido por Ricardo Isabelinha (o elemento mais ativo do Lusitânia), concluiu com sucesso uma transição. A Académica começou a esboçar uma reação ao golo sofrido, tendo chegado ao empate pouco depois: ao quarto de hora, Gonçalo Ferreira (esteve em bom plano) cruzou para o segundo poste, onde Mosquera foi infeliz ao enviar a bola para a própria baliza.
Três minutos depois, numa jogada com trocas várias de passes, Leandro Silva consumou a reviravolta. O Lusitânia continuou a tentar, mas até ao descanso só a Briosa voltou a marcar, por intermédio de Saint-Louis, à passagem do minuto 36.
No arranque do segundo tempo, os açorianos procuraram correr atrás do prejuizo, mas revelaram algumas debilidades na definição quando chegavam ao ataque. Em sentido inverso, a Académica colocava-se na frente com tranquilidade e perigo: após um tiro à trave de Gonçalo Ferreira aos 55', Leandro Silva rubricou o bis aos 58', com um remate forte à entrada da área. O guardião do Lusitânia ficou pregado ao relvado, ficando a ideia de que não viu a bola a sair do pé do experiente camisola cinco. Até ao final do encontro, a partida foi sendo interrompida por substituições e algumas disputas de bola mais duras. A três minutos dos 90, Jefer Gunjo fez o 4-2 final, com um tento certeiro forte e ao canto superior direito, não dando qualquer hipótese a António Filipe.
Com este resultado, a Académica é cada vez mais líder, tendo aumentado para quatro pontos a distância com o União de Santarém (perdeu esta jornada na receção ao SC Covilhã). Já o Lusitânia dos Açores mantém-se no fundo da tabela, com apenas seis pontos.