Trétis
·16 January 2025
In partnership with
Yahoo sportsTrétis
·16 January 2025
Entre os jogadores que se tornaram símbolo do rebaixamento do Athletico, Kaíque Rocha talvez seja o mais visado. Em movimento para se desfazer de todos os principais envolvidos do elenco, o Athletico se desfez do zagueiro, que já está em Porto Alegre para reforçar o Internacional.
Jogador rescindiu contrato com o Athletico, que mantem porcentagem dos direitos. Rocha está afastado desde a reapresentação do elenco principal, em 26 de dezembro, e desde o último dia nove, quando teve fim de férias e deveria treinar em separado no CT do Caju, foi liberado e fazia trabalhos físicos em casa.
O Athletico, na palavra de Petraglia, afastou e visa negociar as lideranças do elenco de 2024. Nikão e Fernandinho tiveram final de contrato e não acertaram renovação – meia assinou com o Guangdong GZ-Power, da segunda divisão chinesa, e volante está sem clube.
Thiago Heleno e Pablo, outros líderes do elenco, tiveram conversas para abaixar o salário. Pablo concordou com menor pedida e Thiago Heleno não chegou a acordo. Mesmo assim, dupla foi afastada e realiza trabalhos em contraturno no CT do Caju enquanto aguarda propostas.
Se não um líder no elenco do Athletico, Kaíque Rocha liderou em minutos. Foram 5.088 em 61 partidas disputadas, fato que o coloca como líder mundial no quesito, segundo o SofaScore. Zagueiro teve apenas uma lesão na temporada, já na reta final, e foi titular ao longo de todo ano pela falta de opções após a venda de Pedro Henrique e a rescisão com Cacá. O Athletico decidiu não reforçar setor.
Kaíque Rocha foi líder mundial em minutos na temporada 2024. Foto: Athletico
A negociação da troca de Tomas Cuello com o Atlético-MG por US$2,5M (R$18M), o ponta Brahian Palacios e o zagueiro Igor Rabello ainda não foi fechada, mas é a esperança para o Furacão reforçar o lado direito do miolo de zaga. Há a possibilidade, também, do envolvimento do zagueiro Rômulo, de 20 anos e do próprio Galo, caso não haja acerto com Rabello.
O português Tobias Figueiredo, hoje no Criciúma, também teve situação consultada e outras opções tendem a aparecer nesse mapeamento do Athletico no mercado. Naves, do Palmeiras, também passou pelas mãos da gestão de futebol comandada por Rodrigo Possebon, mas negociação não avançou por falta de interesse rubro-negro.
Para a posição, hoje, o Athletico conta com Lucas Belezi e Matheus Felipe. Do outro lado, Léo e Gamarra brigam por vaga, com o zagueiro recém chegado do Vasco com larga vantagem.