Esporte News Mundo
·28 July 2025
Juventude é derrotado pelo Bahia e assume a Vice-Lanterna

In partnership with
Yahoo sportsEsporte News Mundo
·28 July 2025
— Continua depois da publicidade —
Na noite deste domingo (27), o Juventude sofreu mais uma derrota expressiva no Campeonato Brasileiro, desta vez superado pelo Bahia por 3×0, na Arena Fonte Nova. Com o resultado da 17ª rodada do Brasileirão, o Juve se tornou o vice-lanterna da zona de rebaixamento, já o Bahia entra para o G4 e mantém invencibilidade contra o clube gaúcho em Salvador.
Como pior visitante do campeonato, o Juventude entrou com uma postura alternativa para enfrentar o Bahia fora de casa, jogando com um esquema de 5-4-1, mas que funcionou como cinco defensores, dois meio-campistas e três jogadores ofensivos. O plano de Cláudio Tencati ainda envolvia a estreia de Lucas Fernandes, que faria a aproximação com os atacantes. A decisão do técnico alviverde foi benéfica – na verdade – para o jogo do Bahia, que conseguiu ocupar ofensivamente e defensivamente o centro do campo. Os talentos de Jean Lucas e Éverton Ribeiro foram determinantes para o controle absoluto do Tricolor, que finalizou a partida com 61% de posse de bola. Além da perspectiva tática, o Ju mostrou fragilidade durante a partida toda.
O início do jogo contou com forte pressão do Bahia, mas o Juventude conseguiu uma oportunidade para sair na frente. Aos nove minutos, um corte da zaga acabou se convertendo em um lançamento para o ataque, em que Gabriel Taliari conquistou na disputa de velocidade, mas acabou sendo alcançado e batendo no travessão. Após este momento, só deu Tricolor.
Embora Gustavo tenha conseguido manter os Jaconeros seguros nos primeiros momentos do jogo, o volume da equipe mandante era nítido. Após receber um excelente passe de Éverton Ribeiro, Ademir chamou Natã para “dançar” na linha de fundo e deixou o marcador desequilibrado, conseguindo uma oportunidade de cruzar rasteiro para Jean Lucas marcar o primeiro do “Bahêa”, aos 26 minutos. O Juve não conseguiu ir atrás do resultado, fazendo um jogo passivo e sem criatividade, mas conseguiu evitar outro gol até o final da primeira etapa.
O segundo tempo foi cruel para o Juventude, que logo no primeiro minuto foi agredido com uma perigosa finalização de fora da área. Mostrando insatisfação, Tencati podia ser ouvido exigindo uma iniciativa de seus jogadores. A resposta veio na trocação de passes, quando Lucas Fernandes conseguiu uma boa finalização na entrada da grande área, mas passou rente à trave direita pelo lado de fora.
Mesmo incentivado por seu comandante, o Jacon não estava preparado para o que viria. O Esquadrão de Aço não abriu mão da posse de bola e conseguiu ampliar aos 12 minutos da segunda etapa, ocupando a área do adversário, que perdeu no “bate-rebate” e cedeu a bola para Jean Lucas marcar outra vez.
Em mais uma jogada promissora para o Bahia, Hudson, que já havia recebido um cartão amarelo, recebeu um cartão vermelho direto e acabou deixando o campo aos 31 minutos. A equipe de Caxias do Sul já parecia estar derrotada, mas o jogo ainda não havia terminado. Nos acréscimos, Kayky mandou uma bola enfiada para Lucho Rodríguez marcar o último gol da partida – 3 a 0 para o Bahia.
Este resultado colocou o Juventude na 19ª posição do campeonato, com seus 11 pontos na frente, apenas, do Sport. O vice-lanterna busca urgentemente uma vitória fora de casa contra o Santos, na primeira segunda-feira do mês de agosto (4), às 20h, na 18ª rodada do Brasileirão. O Peixe, que normalmente seria o mandante na Vila Belmiro, desta vez receberá o Juventude no MorumBis.
Live