MundoBola Flamengo
·4 August 2025
José Boto explica demora para anúncio de Carrascal no Flamengo

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·4 August 2025
Após longa e arrastada negociação, o Flamengo apresentou nesta segunda-feira (4) o meia Jorge Carrascal, no Ninho do Urubu. Em coletiva de imprensa, o diretor-técnico José Boto repetiu o procedimento de praxe: curta fala de apresentação, camisa dada ao jogador e retirada.
Antes de sair, porém, o português abordou a demora entre o acerto com o jogador e o anúncio oficial. Apesar de já ter um acordo com Carrascal, o Flamengo viu o Dínamo de Moscou emperrar a operação — e Boto disse que tudo teve como objetivo economizar dinheiro.
"Finalmente apresentar o Jorge, depois de um longo período que não teve a ver com negociação. Teve a ver com uma forma de deixar a operação clara, para que o Flamengo não pagasse nem mais um euro e não tivesse problemas no final", disse Boto.
Em seguida, José Boto fez um agradecimento ao jogador pela vontade de vestir o Manto. Se dependesse de Carrascal e Flamengo, inclusive, o meia já teria defendido a equipe na Copa do Mundo de Clubes.
"Nada a ver com ele, foi fácil acertarmos. Depois, foi difícil trabalhar porque foi uma operação complicada, envolve outros dois clubes. Agradecer a paciência que ele teve e a força que fez para estar aqui", destacou o dirigente.
Além do atleta, Boto se dirigiu à equipe jurídica do Flamengo e ressaltou a importância dos advogados na negociação com o clube russo. E o próprio dirigente admitiu que o arrasto das conversas irritou.
"E à equipe de advogados do Flamengo: Lucas Lima, pessoa que me ajuda com toda a parte de transformar dólares e euros em reais. Gabriela, Galdeano e Marcos Motta. Sem eles e a paciência deles... Porque fui o primeiro a perder a paciência com essa transferência", admitiu.
Apesar da demora na negociação, o final foi feliz, e Carrascal enfim foi anunciado como reforço do Mais Querido. Boto expressou felicidade pelo desenrolar das conversas e presenteou o jogador com a camisa 15 ao fim da fala.
"Dizer que tudo foi feito, como já disse, para que o Flamengo não pagasse nem mais um euro. O Bap sabe dessas coisas todas, obviamente, como sabe de tudo que se passa aqui. Muito contente por ele [Carrascal] estar aqui", finalizou Boto.