Jornalista que foi rival na base disseca Gonçalo Borges, alvo português do Botafogo | OneFootball

Jornalista que foi rival na base disseca Gonçalo Borges, alvo português do Botafogo | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: oGol.com.br

oGol.com.br

·17 July 2025

Jornalista que foi rival na base disseca Gonçalo Borges, alvo português do Botafogo

Article image:Jornalista que foi rival na base disseca Gonçalo Borges, alvo português do Botafogo

O Botafogo se aproxima da contratação do ponta português Gonçalo Borges, que pertence ao Porto. Monitorado pelo departamento de scouting do Glorioso, o jogador é pouco conhecido pelo torcedor botafoguense. Procuramos, então, um convidado especial para apresentar o que deve ser o novo reforço do Glorioso.

Renato Soares é jornalista dos nossos irmãos portugueses do Zerozero, mas já foi adversário de Gonçalo Borges nas divisões de base. Hoje trabalhando com o microfone na mão, Renato conheceu Gonçalo quando tentava a carreira de jogador nas divisões de base do Taboeira. Acabou derrotado quando enfrentou uma boa geração dos Dragões no sub-17.


OneFootball Videos


"O Gonçalo fez parte de uma geração muito forte do FC Porto. Ele estava na equipe que venceu a Youth League em 2018/19 com Vitinha, Fábio Silva, Fábio Vieira, etc, mas não era uma das figuras (de destaque). Era um elemento desequilibrador que saltava do banco com a missão de ajudar a resolver o jogo, isto porque estava a jogar com a geração mais velha que ele", começou a lembrar.

Quando enfrentou Gonçalo Borges, Renato Soares, que era defensor, lembra de ter pela frente um ponta "rápido, corajoso, virtuoso e com muita vontade de ser protagonista, à imagem do que sucede hoje em dia, mas sem o mesmo sucesso".

Campeão nacional e da Liga dos Campeões na base, Gonçalo Borges estreou no profissional do Porto em 2021, em jogo contra o Rio Ave na Copa. Começou a ter mais oportunidades na temporada 2022/23, mas com pouca minutagem, chegou a diversas vezes ser cogitado para sair. Sempre deixou claro que queria conquistar seu espaço no Dragão, recusando salários mais vantajosos em outras ligas, como a Ligue 1.

De personalidade forte, deu declarações duras esse ano sobre a má fase do time. "Precisamos de homens agora", chegou a dizer. Terminou a temporada com 38 jogos, 2 gols e 6 assistências. Para Renato Soares, Gonçalo Borges foi uma espécie de 12º jogador no time.

"O Gonçalo neste momento é visto como uma opção de elenco, um jogador capaz de sair do banco para mexer com o jogo. Nunca mostrou capacidade, nem maturidade para ser regular ao ponto de assumir a titularidade no FC Porto", explicou, antes de esmiuçar a temporada do ponta.

"Esta acaba por ser a melhor temporada dele em termos de números, mas nem sempre por mérito próprio. A verdade é que o Porto não teve grandes opções nas alas, principalmente devido ao afastamento de Ivan Jaime, a venda do Galeno e o mau rendimento do Pepê. Perante estas circunstâncias o Gonçalo passou a ser quase opção única para o Martin Anselmi quando o técnico queria mexer com o jogo. A escassez de opções fez com que o Gonçalo tivesse mais minutos".

O jornalista resume que Gonçalo Borges "em muitas ocasiões mostrou não estar no nível de um clube como o Porto, pelo menos para já, seja nível técnico, tático ou mental".

Para finalizar o panorama do possível novo reforço botafoguense, pedi para Renato Soares fazer uma rápida análise técnico e tática de Borges, no que o jornalista respondeu:

"O Gonçalo é um ala/ponta que, preferencialmente, joga do lado direito. Prefere as ações individuais do que as associações com os colegas. Provoca vários lances de um contra um - um dos seus pontos fortes quando está inspirado -, mas peca muito na hora da decisão. É rápido, ágil e muito corajoso. Foi muitas vezes vaiado no Estádio do Dragão e nunca mudou a sua forma de jogar. Umas vezes conseguiu calar o estádio, mas na maioria só deu mais força as críticas", analisou, antes de arrematar.

"No cômputo geral, o Gonçalo é um produto inacabado que precisa de jogar com regularidade. Um ponta que tem tanto de veloz e de drible, como de precipitado e inconsequente. Veremos como se dará no imprevisível futebol brasileiro", finalizou.

View publisher imprint