Portal dos Dragões
·6 August 2025
Jorge Costa tinha dado entrevista momentos antes da paragem cardiorrespiratória

In partnership with
Yahoo sportsPortal dos Dragões
·6 August 2025
Jorge Costa faleceu esta terça-feira, aos 53 anos. O icónico capitão do FC Porto sentiu-se indisposto no centro de treinos do Olival, onde foi assistido com um desfibrilhador, mas acabou por ser urgentemente transportado para o Hospital de São João, onde sofreu uma paragem cardiorrespiratória.
Momentos antes do ocorrido, por volta das 12h25 (hora de Portugal Continental), o diretor de futebol do FC Porto deu uma entrevista em direto à Sport TV, na qual falou sobre a nova temporada, solicitando que esta não fosse realizada ao ar livre, o que levou à sua realização na sala de imprensa do complexo.
“No início de cada temporada, as expectativas são sempre elevadas. Estamos muito satisfeitos, creio que os adeptos estão contentes e ansiosos, e o trabalho que tem sido realizado tem agradado. Estamos ansiosos para o início da época”, afirmou o antigo internacional português.
Ao ser questionado sobre o novo treinador, o italiano Francesco Farioli, afirmou que é “de fácil trato”: “É um excelente treinador, estamos muito satisfeitos. Acima de tudo, os jogadores estão contentes e acreditam na sua visão. Os adeptos também estão felizes, e agora vamos iniciar o campeonato, com a esperança de termos a sorte que por vezes nos tem faltado, mas com muita competência para sermos competitivos”.
“Temos a noção de que a época anterior não foi positiva, mas estamos a trabalhar de forma eficaz. Fizeram-se algumas alterações e estamos muito competitivos. Com o Atlético de Madrid, deixámos uma boa impressão do que queremos para esta época, com o estádio cheio, uma equipa competente e um bom resultado, que deve ser o nosso lema”, acrescentou.
O mercado (e a surpresa De Jong)
Relativamente ao que resta do mercado de transferências de verão, Jorge Costa afirmou que o FC Porto está “a esforçar-se, a dar o seu melhor”, pelo que “tudo é possível” até ao seu fecho, podendo ocorrer “mais saídas e entradas”.
“Estamos sempre em sintonia com o treinador, que sabe o que é melhor para o clube, com total liberdade para agir da forma que considerar, pois temos muita confiança no nosso treinador e nos jogadores. Finalmente, estamos em sintonia com os nossos adeptos”, destacou.
O dirigente do FC Porto falou ainda sobre a apresentação surpresa de Luuk de Jong, no jogo de apresentação aos sócios e adeptos, que terminou com uma vitória sobre o Atlético de Madrid, por 1-0: “Havia algum nervosismo e receio de que pudesse haver um vazamento de informações, mas estamos muito satisfeitos com o resultado final, que é um sinal de que o trabalho está a ser bem realizado”.