Jorge Amaral: “Morte de Jorge Costa pode ser usada pelo FC Porto como força acrescida” | OneFootball

Jorge Amaral: “Morte de Jorge Costa pode ser usada pelo FC Porto como força acrescida” | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Portal dos Dragões

Portal dos Dragões

·8 August 2025

Jorge Amaral: “Morte de Jorge Costa pode ser usada pelo FC Porto como força acrescida”

Article image:Jorge Amaral: “Morte de Jorge Costa pode ser usada pelo FC Porto como força acrescida”

O luto pela perda de um ente querido é sempre complicado, mas no futebol, devido à sua natureza exigente, é necessário acelerar esse processo. A morte de Jorge Costa é ainda recente, mas não há tempo para “sarar feridas”, com um jogo de estreia na I Liga agendado para esta segunda-feira. Contudo, não seria surpreendente se os jogadores do FC Porto não se encontrassem nas melhores condições mentais para enfrentar a partida a 100%.

Esta situação pode levar o treinador Francesco Farioli a ajustar o seu planeamento para o jogo da 1.ª jornada do campeonato, bem como a reconsiderar as suas opções para o onze inicial, dependendo da condição dos jogadores.


OneFootball Videos


Em declarações exclusivas ao Desporto ao Minuto, Jorge Amaral partilhou a sua perspetiva sobre o estado mental dos jogadores do FC Porto após a morte de Jorge Costa.

“Normalmente, os grupos de trabalho são sempre afetados por estas circunstâncias, embora isso varie de jogador para jogador. Contudo, o comum é que as equipas se unam nestes momentos de dor, tornando-se mais fortes. Estas são situações difíceis, mas certamente que os jogadores vão lutar ainda mais para honrar o legado de quem partiu”, afirmou o comentador desportivo.

“Em um grupo de trabalho, os jogadores não são todos iguais. Alguns sentem mais, enquanto outros conseguem desassociar-se. É um momento complicado, mas, por norma, as equipas tendem a unir-se e a superar essas situações sem que se deixem marcas visíveis. Sabemos que ainda há tempo para se recuperarem, e creio que, quando o árbitro apitar, os jogadores vão dar o seu melhor para dedicar a vitória a Jorge Costa“, confessou.

Quando questionado sobre a situação mental do plantel do FC Porto, Jorge Amaral não acredita que Francesco Farioli enfrente mais dificuldades na seleção da equipa inicial para o jogo de segunda-feira, nem que tenha de ajustar os seus planos para o confronto com o Vitória SC.

“Penso que o treinador está atento ao processo dos jogadores e às suas reações e estado mental. Contudo, não creio que Farioli vá alterar muito o onze devido a esta situação. Não vejo isso a acontecer. Contudo, isso não significa que ele não possa perceber que algum jogador esteja particularmente afetado ou quase incapaz”, acrescentou.

“Acredito que a união entre os jogadores e a liderança de Farioli vão permitir que todos ultrapassem este momento. Não creio que haja grandes mudanças. Não me recordo de alguém deixar de jogar por esta razão, por isso, estou convicto de que a equipa se manterá como planeado pelo treinador”, afirmou Jorge Amaral.

O antigo guarda-redes do FC Porto não descartou a ideia de que esta perda significativa no clube possa, de algum modo, servir de motivação para a equipa, que deseja ainda mais conquistar um título e dedicar a vitória à memória de Jorge Costa.

“Normalmente, estes momentos são utilizados como uma ‘estratégia’ para impulsionar o plantel. Além de ser o primeiro jogo do campeonato, que é sempre especial por ser a estreia, e jogando em casa, perante o público do Dragão, este jogo terá uma carga emocional muito significativa“, analisou.

“Por isso, os treinadores tendem a usar essas situações para fortalecer ainda mais a união, e, juntamente com o público, vão tentar ajudar os jogadores a superar este momento difícil que afetou o FC Porto”, concluiu.

É importante relembrar que a campanha dos azuis e brancos na I Liga começa esta segunda-feira, 11 de agosto, frente ao Vitória SC, no Estádio do Dragão, que prestará uma sentida homenagem a Jorge Costa. O apito inicial de António Nobre está agendado para as 20h45, e o jogo poderá ser acompanhado em direto pelo .

View publisher imprint