Investimentos milionários e sucessão de goleadas marcam era SAF no Vasco | OneFootball

Investimentos milionários e sucessão de goleadas marcam era SAF no Vasco | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Esporte News Mundo

Esporte News Mundo

·17 July 2025

Investimentos milionários e sucessão de goleadas marcam era SAF no Vasco

Article image:Investimentos milionários e sucessão de goleadas marcam era SAF no Vasco

— Continua depois da publicidade —

A gestão do futebol do Vasco da Gama, assumida pela empresa norte-americana 777 Partners, tem sido marcada por altos investimentos e uma sequência de resultados negativos em campo. Desde o início dos aportes financeiros da SAF, em 2023, o time cruz-maltino foi goleado por quatro ou mais gols em oito partidas, incluindo duas derrotas elásticas diante do maior rival, o Flamengo.


OneFootball Videos


A partida mais recente da série aconteceu na última terça-feira (15), pela Copa Sul-Americana. O Vasco foi derrotado por 4 a 0 pelo Independiente del Valle, no Equador. O revés acentuou a crise esportiva e expôs o baixo retorno técnico dos reforços contratados durante a administração da SAF.

O projeto de reestruturação foi iniciado após a compra do clube em 2022. Entretanto, os investimentos significativos da 777 começaram apenas no ano seguinte, marco considerado nesta análise. Desde então, o clube convive com uma coleção de derrotas expressivas que levantam questionamentos sobre os critérios de contratações e montagem do elenco.

REFORÇOS NÃO SUSTENTAM DESEMPENHO

A formação titular que enfrentou o Independiente del Valle traz elementos simbólicos do momento atual do clube. Dos onze que iniciaram a partida, apenas quatro foram contratados ainda em 2023: o goleiro Léo Jardim, o lateral Paulo Henrique, o lateral-esquerdo Lucas Piton e o atacante Vegetti. O meio-campista Paulinho entrou no segundo tempo. Outros jogadores que chegaram naquele ano, como Puma Rodríguez, Mateus Carvalho e Jair, permaneceram no banco de reservas.

Entre os reforços de 2024, João Victor e Hugo Moura foram escalados como titulares. Durante o segundo tempo, David e Victor Luís também participaram da partida. Já as contratações realizadas em 2025 compuseram boa parte do time inicial: Lucas Freitas, Tchê Tchê e Nuno Moreira começaram jogando, enquanto Mauricio Lemos e Benjamín Garré entraram no decorrer da partida.

Apesar do alto número de contratações, os resultados não acompanharam o volume de investimentos. O time não conseguiu formar uma base sólida e as frequentes mudanças no elenco dificultaram a construção de um padrão tático estável.

A sequência de placares elásticos começou em maio de 2023, com a derrota por 4 a 2 para o São Paulo, no Brasileirão. Poucos dias depois, o time foi superado por 4 a 1 pelo Flamengo, em pleno Maracanã. Ainda naquele ano, o Santos venceu o Vasco por 4 a 1, em outubro, e o Corinthians repetiu o placar em novembro.

Em 2024, o cenário se repetiu: em abril, o Vasco perdeu por 4 a 0 para o Criciúma. Já em junho, sofreu o pior revés do período, ao ser goleado por 6 a 1 novamente pelo Flamengo. No mês seguinte, o time foi derrotado por 4 a 1 pelo Puerto Cabello, da Venezuela, na Sul-Americana. A mais recente goleada, contra o Del Valle, completou a série de oito jogos com pelo menos quatro gols sofridos.

A missão do time carioca agora é tentar reverter a ampla desvantagem no jogo de volta contra o clube equatoriano. A partida está marcada para a próxima terça-feira (22), às 21h30, em São Januário.

Antes disso, o Vasco entra em campo neste sábado (19) pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro. O adversário será o Grêmio, em duelo marcado para as 17h30, também em São Januário. O clube busca sua primeira vitória desde a paralisação causada pela Copa do Mundo de Clubes, após duas derrotas consecutivas.

View publisher imprint