MundoBola Flamengo
·8 April 2025
Ídolo de Botafogo e Internacional, Manga gostava de provocar o Flamengo

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·8 April 2025
O futebol está de luto pelo falecimento de uma lenda. O goleiro Haílton Corrêa de Arruda, conhecido popularmente como Manga, nos deixou aos 87 anos.
Nascido em 26 de abril de 1937, o eterno arqueiro marcou seu nome na história do futebol sul-americano, mas principalmente do Internacional, do rival Botafogo e do Nacional-URU.
Além das ótimas atuações em campo, Manga se caracterizava por um estilo polêmico, provocador e extremamente confiante.
Em clássicos, não era diferente, e Manga gostava de enfrentar o Flamengo. Ele popularizou uma fala antes dos jogos contra o Rubro-Negro afirmando que 'o Bicho é certo'.
Sua confiança era tanta que dizia gastar a quantia antes mesmo da partida, e brincava ainda ao afirmar que "o leite das crianças" estava garantindo, novamente se referindo ao Bicho, que simbolizava a premiação pela vitória no clássico.
A confiança do goleiro Manga, com a provocação ao Flamengo, é recordada com frequência pelos rivais. Em 2013, por exemplo, botafoguenses homenagearam Manga relembrando sua fala.
O jogo foi válido pela Copa do Brasil, e nas arquibancadas, os botafoguenses formaram a frase "O Bicho é certo" para provocar o Flamengo. Mas em campo, o Mengão foi quem se classificou, terminando com o título daquela edição, enquanto os alvinegros chegaram a três partidas sem vencer naquela época.
Em 2016, Carlos Roberto, que jogou com Manga no Botafogo, relembrou as aspas do companheiro, relatando que o goleiro incentivava bastante o vestiário nos clássicos.
"Na verdade, na semana contra o Flamengo, o Manga já avisava: o bicho dele é certo. Quando terminava o jogo anterior, e a partida seguinte seria contra o Flamengo, ele já avisava no vestiário. E isso passava muita confiança para todo o time. Foi uma época em que o Botafogo levava uma vantagem grande sobre o Flamengo. Mas sempre jogos duros. E o bicho era um incentivo a mais", disse Carlos Roberto, que seria campeão carioca em 2006 como treinador.
Muitos anos depois do seu tempo como jogador, Manga voltou a falar sobre o assunto. O goleiro respondeu sobre a fala icônica do 'Bicho certo' em 2008, em entrevista ao jornal O Globo.
Ele afirma que, nos anos 60, a superioridade era do Botafogo, reafirmando que dizia que o Bicho era certo, mas pregando respeito ao Flamengo.
"Dizia. O bicho era certo, sim. Com aquele time era fácil dizer isso. Mas com o maior respeito, não queria ofender ninguém... Naquela época, a torcida que saía frustrada do Maracanã era a do Flamengo. Foi assim nos Campeonatos Cariocas de 1961 e 1962", lembra.
Manga diz ainda que nos confrontos entre 67 e 68 não utilizava mais essa expressão, mas enalteceu o time daquele tempo e seguiu afirmando que o Botafogo era melhor.
"Se em 61 e 62 a equipe tinha craques como Garrincha e Didi, entre outros; em 67 e 68, havia Jairzinho, Gérson, Roberto, um verdadeiro timaço. Naquele tempo, eu não falava mais que o bicho estava garantido contra o Flamengo, mas assim mesmo o Botafogo vencia quase sempre o time rubro-negro", completa.
Reconhecendo o tamanho e a importância de Manga para o futebol, o Flamengo não deixou de prestar suas condolências, se referindo ao ex-jogador como um dos grandes que enfrentou o Mais Querido ao longo da história.
"Um dos maiores adversários de nossa história se despediu do plano físico. O goleiro Manga, eterno rival alvinegro e arqueiro lendário da Seleção Brasileira, partiu aos 87 anos. Nossos sentimentos aos amigos e familiares", publica o clube.