Houghton vai se aposentar no final da temporada | OneFootball

Houghton vai se aposentar no final da temporada | OneFootball

Icon: Manchester City F.C.

Manchester City F.C.

·27 March 2024

Houghton vai se aposentar no final da temporada

Article image:Houghton vai se aposentar no final da temporada

Steph Houghton anunciou que se aposentará do futebol profissional no final da temporada 2023/24.

Capitã e líder do Manchester City há mais de uma década, a zagueira é recordista de jogos com o clube e também a jogadora mais condecorada.


OneFootball Videos


Única jogadora remanescente do nosso time profissional original, Houghton encerrará uma carreira que a viu progredir continuamente no futebol feminino dentro e fora do campo.

Pelo City, ela figurou duas vezes na equipe do ano da Super League Feminina do Barclays e ganhou oito troféus importantes.

O primeiro deles foi erguido em sua primeira temporada, quando a equipe de Nick Cushing venceu o Arsenal na final da Copa Continental de 2014.

O primeiro título da WSL viria em 2016, com o City permanecendo invicto durante toda a temporada, ao lado de um segundo troféu da Copa da Liga, enquanto nosso primeiro triunfo na FA Cup chegaria um ano depois, com uma vitória por 4 a 1 sobre o Birmingham City, no Estádio de Wembley.

Houghton foi uma figura central em cada uma dessas conquistas e continuou a impulsionar o Clube em direção aos seus sucessos mais recentes.

Depois de se tornar a primeira jogadora do City a chegar a 100 partidas em 2018, ela ajudaria o clube a conquistar mais uma dobradinha doméstica na temporada seguinte, com vitórias nas finais da FA Cup e da Conti Cup sobre West Ham e Arsenal, respectivamente.

Outro triunfo da FA Cup aconteceria em novembro de 2020, quando a equipe de Gareth Taylor derrotou o Everton na prorrogação em Wembley.

Mais tarde naquela temporada, Houghton alcançaria mais um marco significativo para o Clube, fazendo sua 200ª aparição contra os Toffees em março de 2021.

Um quarto triunfo na Conti Cup 12 meses depois marca a mais recente conquista do título que a capitã ajudou o City a conquistar, mas, com a corrida pelo título da WSL ganhando força, um último título da liga continua sendo uma possibilidade para a lenda do clube.

O técnico Gareth Taylor prestou homenagem a Houghton, dizendo: “Steph é – sem dúvida – um ícone do jogo. Embora sua carreira profissional em campo esteja chegando ao fim, seu legado será sentido por muitos anos. Ela abriu o caminho para que muitos prosperassem no futuro.”

“Steph vive e respira futebol há muito tempo e o deixa no lugar mais forte de todos os tempos – um verdadeiro testemunho de sua liderança, trabalho duro, talento e dedicação.”

“Sinto-me incrivelmente privilegiado por poder trabalhar com ela desde 2020 e saber que o seu nome ficará inscrito nos livros de história como uma verdadeira grande estrela do futebol.”

“Steph se destacará em tudo o que ela decidir e, em nome de todos aqui no Manchester City, gostaria de expressar nossa imensa gratidão e desejar a Steph tudo de melhor para o futuro.”

A diretora administrativa Charlotte O’Neill concordou com o sentimento de Taylor, acrescentando: “Jogadoras como Steph são incrivelmente especiais. O que ela fez – e continua a fazer – pelo futebol feminino, dentro e fora de campo, foi incrível.”

“Steph é realmente alguém que merece ser lembrada como uma lenda do jogo, e não tenho dúvidas de que ela continuará deixando sua marca ao embarcar neste novo capítulo de sua vida e carreira. Ela sempre terá o apoio de sua família City, onde quer que isso a leve.”

uma gigante do futebol

O legado de Steph Houghton no Manchester City vai muito além de suas conquistas em campo, mas certamente mostram uma boa imagem do impacto que ela teve durante os ilustres dez anos no clube.

Com 241 partidas e contando, ela atuou mais vezes pelo City do que qualquer outra jogadora feminina, tendo também sido a primeira a fazer 100 e 200 partidas.

Além de conquistar oito grandes trunfos no Joie Stadium e figurar na Equipe do Ano da PFA WSL 2017/18 e 2018/19, ela também foi a primeira jogadora na história da liga a somar 150 partidas e 100 vitórias.

A lista continua para uma jogadora e sua personalidade que tem sido uma das forças motrizes do sucesso do City até o momento.

Article image:Houghton vai se aposentar no final da temporada

Claro que nem tudo foi fácil para a capitã, e ela teve que lidar com contratempos ao longo desta década, mas sempre se comportou com o máximo profissionalismo.

E a energia que ela exalou no banco de reservas durante a recente vitória do City por 3 a 1 na WSL sobre o Manchester United no Etihad Stadium resumiu a paixão que ela tem pelo Clube e seu papel crucial dentro e fora do campo.

Nos últimos 10 anos, ela tem sido a figura principal em um cenário em constante mudança do futebol feminino e desempenhou um papel crucial na orientação de algumas das principais estrelas do futebol, desde perspectivas florescentes até internacionais estabelecidas.

A maneira como ela fala sobre Khiara Keating e Alex Greenwood, por exemplo, uma delas sendo uma jovem estrela emocionante que parece destinada ao topo, e a outra uma das melhores defensoras do jogo, exemplifica a influência positiva que ela tem em todas suas companheiras de equipe.

“Lembro-me de dizer a ela [Khiara Keating] no primeiro dia de pré-temporada: ‘você precisa ter uma pré-temporada muito boa, Khi, porque você tem potencial para ser inacreditável se quiser’.”

Article image:Houghton vai se aposentar no final da temporada

“Temos pessoas como Khiara, Alex [Greenwood], que tem sido inacreditáveis para nós nas últimas três das quatro temporadas. Temos gente como Jill Roord que veio e adicionou muito mais qualidade.”

“Elas não são apenas minhas companheiras de equipe, são minhas companheiras também. Elas são especiais e seria perfeito se pudéssemos fazer algo especial no final desta temporada.”

Com a saída de Houghton, a campanha de 2024/25 será o início de um novo capítulo na história profissional do City.

Há todas as chances de que a equipe de Gareth Taylor entre na temporada com um título da WSL em seu currículo, e nossa capitã não mereceria nada mais do que se despedir levantando o troféu.

Mas seu tempo não será definido pelo sucesso nesta temporada. Quer ela goste de admitir ou não, Houghton já é, e sempre será, uma lenda do City.

Todos no Manchester City gostariam de parabenizar Steph por sua incrível carreira até agora e desejar-lhe boa sorte quando ela pendurar as chuteiras em maio.

View publisher imprint