Glorioso 1904
·10 July 2025
Guarda-redes com 34 jogos pelo Benfica remembra passagem: "Privilégio"

In partnership with
Yahoo sportsGlorioso 1904
·10 July 2025
Helton Leite, antigo guarda-redes do Benfica, que representa atualmente o Deportivo de La Coruña, deu uma entrevista recentemente e recordou a sua passagem nos encarnados. O guardião brasileiro, que vestiu o Manto Sagrado por duas temporadas e meia, aproveitou ainda para falar da campanha no Mundial de Clubes, já que visitou a comitiva nos Estados Unidos e assistiu a uma partida ao vivo.
"Acredito que foi uma participação com altos e baixos. Uma grande vitória contra o Bayern, mas com dificuldades nos outros jogos. A verdade é que, no geral, tem sido um Mundial em que a maioria dos clubes europeus tem tido muitas dificuldades. Não só isso, mas têm jogado com equipas muito organizadas e qualificadas. E, com o enorme calor que está lá, a vida tem sido difícil para as grandes equipas europeias. (...) Encontrei alguns elementos do staff de quando estive no Benfica e também reencontrei o Florentino. Conversámos um pouco. Tenho um grande carinho por ele", começou por dizer, em declarações ao jornal Record.
Helton Leite assinou com os encarnados em 2020 num papel de guarda-redes suplente, mas ainda assim, chegou a realizar 34 jogos de águia ao peito: "Sem dúvida que o Benfica é um marco na minha carreira. Tive o privilégio de jogar tantas vezes por um dos maiores clubes do mundo. É para poucos. Estou orgulhoso da minha trajetória e do trabalho por ter alcançado isso e muito grato a Deus, que tem abençoado e conduzido desde sempre a minha carreira".
"Pelo lado positivo, joguei por um Clube como o Benfica, joguei grandes jogos e com grandes jogadores e treinadores. Não digo negativo porque tudo faz parte da vida, mas o facto de ter perdido a final da Taça e de ter saído a meio do campeonato em que o clube foi campeão deixa-me um gosto agridoce. Mas essa é a minha vida e a minha história e não me lembro de sequer um dia em que tenha lamentado sobre isso. Pelo contrário, sinto-me orgulhoso pela minha trajetória e por saber que o meu esforço e dedicação foram sempre totais", sublinhou.
O gaurda-redes, que partilhou balneário com o mais recente reforço do Benfica Rafael Obrador, está vinculado contratualmente com o Deportivo até à próxima temporada e não discarta um regresso a ao futebol português: "Portugal foi um país onde vivi momentos maravilhosos e de muita alegria profissional. Ainda tenho um ano de contrato e estou contente por estar no Deportivo. Acho que, pessoalmente, foi uma temporada muito boa, joguei 37 partidas (11 sem sofrer golos) e estou muito feliz por ter ajudado a equipa com o meu trabalho. Mas o futebol e a vida são dinâmicos e nunca sabemos o que pode passar no futuro".