Grêmio FBPA
·26 January 2025
In partnership with
Yahoo sportsGrêmio FBPA
·26 January 2025
A estreia em casa do Grêmio pelo Campeonato Gaúcho 2025 também foi marcada por ações de homenagens. Antes do jogo deste domingo, 26, o Clube celebrou o aniversário do ex-atleta Loivo e também agradeceu a Sociedade Esportiva e Recreativa Caxias do Sul pelo apoio prestado ao Tricolor no período da enchente no Rio Grande do Sul.
O pré-jogo da 2ª rodada do estadual, na Arena do Grêmio, contou com a presença ilustre de Loivo, nome histórico do Imortal, que ficou conhecido como “Coração de Leão”. Ponteiro-esquerdo, ele defendeu o Clube entre 67 e 75, conquistando o hexacampeonato gaúcho em 67 e o hepta em 68.
Completando 80 anos de vida, Loivo recebeu uma placa comemorativa das mãos do presidente Alberto Guerra, além de uma flâmula e uma camisa oficial do Tricolor. Também estiveram presentes no momento especial o vice-presidente José Carlos Duarte, os ex-atletas Ancheta, Iura e Baidek, bem como familiares do homenageado.
Presente na Calçada da Fama do Tricolor desde 2019, Loivo também foi campeão da Copa Rio da Prata (1968), da Taça Petrobrás e do Troféu Domingos Garcia Filho (1970), além da Copa Internacional de Porto Alegre e da Taça do Atlântico (1971), marcando o gol do título. Em 1972, igualm foi autor do gol do título na conquista da Taça Cidade de Salvador.
Outra ação realizada antes da bola rolar, foi a homenagem ao adversário da noite, mas grande parceiro em situação de necessidade do Clube. Com entrega de placa comemorativa, o Grêmio expressou sua gratidão ao Caxias por abrir as portas de seu estádio e acolher o Tricolor em um momento tão delicado e desafiador como o período da enchente de 2024.
“Esse gesto de solidariedade é uma verdadeira demonstração da união entre clubes, torcedores e, principalmente, entre todo o povo gaúcho. Juntos, somos mais fortes”, foram palavras gravadas na honraria entregue pelo presidente Alberto Guerra ao presidente do Caxias, vigente no ano de 2024, Mario Werlang, e também ao atual presidente, Roberto de Vargas.
Para completar as homenagens da noite, o Clube saudou o ex-goleiro Mazaropi, que completa 72 anos nesta segunda-feira, 27. Atualmente coordenador da preparação de goleiros da Escola do Grêmio, e comentarista da Grêmio Rádio e da GrêmioTV, o Campeão do Mundo de 1983 foi surpreendido durante a transmissão ao vivo com uma visita especial para celebrar seu aniversário. Estiveram presentes na ação: Nildo, Picasso, João Antonio, Ancheta, Alexandre Xoxó, Baidek, Volmir, Anderson Polga, Ademir Maria, Loivo, Iura e Zeca, junto ao vice-presidente José Carlos.
Além do título mundial, Mazaropi conquistou a Copa Libertadores da América (1983), a Copa do Brasil de Futebol (1989), a Supercopa do Brasil (1990) e foi Hexacampeão Gaúcho (1985, 1986, 1987, 1988, 1989 e 1990). Está presente na Calçada da Fama do Clube, perpetuando para sempre sua passagem pelo Imortal.
Foto: Lucas Uebel / Grêmio FBPA
Live