Gaviões exigem providências, e Cori avalia cartão corporativo e punição a Andrés Sanchez no Corinthians | OneFootball

Gaviões exigem providências, e Cori avalia cartão corporativo e punição a Andrés Sanchez no Corinthians | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Central do Timão

Central do Timão

·11 July 2025

Gaviões exigem providências, e Cori avalia cartão corporativo e punição a Andrés Sanchez no Corinthians

Article image:Gaviões exigem providências, e Cori avalia cartão corporativo e punição a Andrés Sanchez no Corinthians
  1. Por Henrique Pereira / Redação da Central do Timão

O escândalo envolvendo o ex-presidente do Corinthians Andrés Sanchez por possível uso indevido do cartão corporativo do clube continua gerando repercussões no Parque São Jorge. Após o vazamento de informações sobre movimentações financeiras suspeitas durante seu último mandato (2018–2020), a pressão por apuração e responsabilização aumenta dentro e fora do clube.

Segundo o Meu Timão, o Conselho de Orientação (Cori) marcou uma reunião para a próxima segunda-feira, 14, com o objetivo de analisar os documentos divulgados e solicitar os extratos completos do cartão corporativo utilizado no período em que Andrés esteve à frente da presidência.


OneFootball Videos


Article image:Gaviões exigem providências, e Cori avalia cartão corporativo e punição a Andrés Sanchez no Corinthians

Foto: Rodrigo Gazzanel/Ag. Corinthians

O encontro pode ser decisivo para que o Cori recomende a abertura de um processo de expulsão do ex-dirigente do quadro associativo do clube. Embora não tenha poder para expulsar diretamente um associado, o órgão pode encaminhar a proposta ao Conselho Deliberativo, que é responsável por levar o tema à votação.

A decisão final caberá aos 300 conselheiros do clube – sendo 200 trienais e 100 vitalícios. Paralelamente, há movimentações nos bastidores entre conselheiros que estudam encaminhar o pedido de expulsão e sugerir que o clube adote medidas legais para reaver valores possivelmente utilizados de forma indevida.

Diante das denúncias, a Gaviões da Fiel, principal torcida organizada do clube, publicou nesta sexta-feira, 11, uma nota oficial contundente cobrando providências, exigindo transparência e a apuração rigorosa dos fatos. No comunicado, a entidade cobra a atuação do Conselho de Ética e do Conselho Deliberativo, além de repudiar qualquer prática de corrupção que manche a imagem do Corinthians.

O caso do uso indevido do cartão coorporativo:

A polêmica em torno do uso indevido do cartão corporativo do Corinthians ganhou força no último mês, quando o perfil satírico, inspirado no pastor evangélico Silas Malafaia, divulgou, na rede social X (antigo Twitter), uma fatura de dezembro de 2020 no valor de R$ 50 mil, atribuída ao ex-presidente Andrés Sanchez.

A publicação apontava supostos gastos de caráter pessoal por parte do então presidente, como hospedagem em hotel, serviços de salão de cabeleireiro e renovação de assinatura de produtos da Apple.

Diante da repercussão, Andrés Sanchez se manifestou publicamente em sua conta na mesma rede social. Segundo ele, após a divulgação da denúncia, entrou em contato com o clube para verificar os valores pendentes e se comprometeu a realizar o pagamento com correção monetária e juros.

Em entrevista ao portal Leo Dias, o ex-mandatário admitiu que fez uso do cartão corporativo do clube em despesas pessoais no valor de aproximadamente R$ 9 mil. “Talvez eu tivesse bebido um pouquinho a mais e acabei usando o cartão errado. Foi uma falha do financeiro também, que não cobrou na época”, afirmou.

Confira a nota dos Gaviões da Fiel na íntegra:

NOTA OFICIAL – USO INDEVIDO DO CARTÃO CORPORATIVO

O Gaviões da Fiel Torcida, fundada para fiscalizar e defender incondicionalmente os interesses do Sport Club Corinthians Paulista, vem a público exigir providências imediatas diante das recentes denúncias envolvendo o ex-presidente Andrés Sanchez, acusado de uso indevido do cartão corporativo do clube.

A Fiel Torcida, que sustenta este clube com amor, presença e fidelidade, não admite que seu nome seja sujo por práticas que afrontam a transparência e a moralidade que devem reger a administração desta instituição.

Exigimos que o Conselho de Ética do Corinthians cumpra o seu papel e atue de forma independente, de acordo com o que determina e rege o Estatuto, acolhendo as denúncias formais para apurar os fatos, garantindo ampla defesa e, se comprovadas as irregularidades, promovendo a exclusão do ex-presidente do quadro de associados.

Da mesma forma, reivindicamos que o Conselho Deliberativo abra imediatamente todas as contas e movimentações financeiras dos últimos anos para análise detalhada, permitindo que a Fiel Torcida saiba como o dinheiro do clube foi utilizado.

O Gaviões da Fiel não compactua com corrupção, desvio de conduta ou qualquer ação que prejudique o Corinthians. Lutaremos sempre para que o clube seja administrado de forma ética, honesta e transparente, honrando a grandeza de sua história e o peso de sua torcida.

Exigimos respeito!Chega de notícias negativas!O Corinthians é do povo e deve ser tratado com dignidade!

Veja mais:

View publisher imprint