Território MLS
·2 May 2025
Gabriel Pirani, ex-Santos e Fluminense, exalta Fernando Diniz: “Ele viu um potencial que eu não via”

In partnership with
Yahoo sportsTerritório MLS
·2 May 2025
Pirani, meia do D.C. United, revela bastidores com o técnico e destaca transformação pessoal e profissional
Hoje no D.C. United, da Major League Soccer, Gabriel Pirani vive uma nova fase na carreira, mas guarda com carinho os ensinamentos de um dos treinadores mais marcantes da sua trajetória: Fernando Diniz.
Em entrevista exclusiva ao Território MLS, o meia revelou bastidores da convivência com o técnico no Santos, e destacou a importância de Diniz não só no seu desempenho dentro de campo, mas na formação do seu caráter e confiança como atleta.
Pirani atuou no Santos entre 2021 e 2023, com passagens por empréstimo por Cuiabá e Fluminense, até se transferir para o futebol norte-americano no início de 2024. Foi no Peixe, porém, que ele viveu um momento de grande aprendizado ao ser comandado por Fernando Diniz durante a temporada de 2021.
VEJA TAMBÉM: Ex-Inter, Daniel defende ranking de melhor goleiro da MLS em 2025 e tentará parar Messi: “Muito especial”
“Diniz, quando chegou no Santos, o pessoal já falava, né? Que era um sistema diferente, que ele tenta ajudar todo mundo, mais como ser humano do que como profissional”, afirmou o meia. “Logo nos primeiros dias, ele foi se mostrando assim.”
No início, a intensidade e a cobrança constante do treinador causaram estranhamento. “Eu até ligava pro meu irmão e falava: ‘cara, não é possível. Tô tentando o máximo e ele ainda quer tirar mais de mim’. E a verdade é que ele viu um potencial que eu não via.”
Segundo Pirani, Diniz o incentivou a mudar de postura em campo. “Eu tinha o meu jogo da base, fugia do contato, soltava a bola rápido… Ele dizia: ‘você já não é mais um menino fraquinho. Você tem condições de driblar o cara. Vai pra cima’. Ele me deu essa confiança.”
Mais do que um treinador tático, Diniz foi, para Pirani, uma figura de transformação pessoal. “Ele sempre fala que o futebol é um meio pra mudar a vida das pessoas. A gente vai ser melhor, vai chegar com autoestima mais alta em casa, vai brincar com o filho, se dar bem com a esposa. Ele me ajudou muito na parte de ser humano, de reconhecer minha capacidade.”
Em campo, a evolução foi visível. “Mesmo em uma situação boa, ele exigia mais. Se precisasse me usar em outra função, ele me colocava e dizia que eu ia conseguir. Nos últimos cinco jogos com ele, eu tinha participado de três, quatro gols. Ele é uma pessoa fenomenal, tenho muita gratidão.”
Desde julho de 2023, Gabriel Pirani veste a camisa do D.C. United, na sua primeira experiência fora do Brasil. Com apenas 23 anos, ele já soma mais de 100 jogos como profissional, incluindo partidas por Santos, Fluminense e Cuiabá, além da equipe da capital norte-americana.
Sua chegada à MLS é vista como uma oportunidade de crescimento e adaptação a um novo estilo de jogo — mas as raízes formadas com Diniz continuam presentes. “Levo muito do que aprendi com ele até hoje. Sempre na torcida por ele.”