Francisco Neto: «Vamos fazer uma análise profunda e preparar o futuro, seja com quem for» | OneFootball

Francisco Neto: «Vamos fazer uma análise profunda e preparar o futuro, seja com quem for» | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Zerozero

Zerozero

·11 July 2025

Francisco Neto: «Vamos fazer uma análise profunda e preparar o futuro, seja com quem for»

Article image:Francisco Neto: «Vamos fazer uma análise profunda e preparar o futuro, seja com quem for»

Francisco Neto, selecionador do Portugal, reagiu à derrota e consequente eliminação do Campeonato Europeu de 2025, depois da partida contra o Bélgica.

Análise: «Não entrámos bem. No lance do pontapé de baliza cometemos alguns erros e ficámos intranquilos. Os primeiros 20 minutos não foram bons. Depois equilibrámos e, na segunda parte, criámos muitas oportunidades, tínhamos de marcar. Conseguimos chegar ao empate e, na ânsia de querer mais, ficámos desequilibrados. Tivemos um final de jogo de loucos, sem necessidade. Foi uma equipa à procura do golo e outra a explorar as transições e os nossos erros. A Bélgica foi mais feliz. Ofensivamente, foi o jogo onde criámos mais oportunidades.»


OneFootball Videos


Eficácia: «É o momento das jogadoras. O nosso trabalho é colocá-las em posição de finalização; depois, há também mérito do adversário. Foi um jogo em que criámos oportunidades, mas sabemos que temos de continuar a crescer nessa dimensão.»

Balanço da prova: «Acima de tudo, foi uma participação em crescendo no que diz respeito à exibição. Fomos sempre evoluindo dentro da própria competição, na forma como combatemos. Não conseguimos o objetivo… Nesse aspeto, acho que chamar-lhe fracasso é título de jornal. A verdade é que não conseguimos cumprir com os objetivos a que nos propusemos. Queríamos mais".

Saída do cargo? «Estou completamente tranquilo em relação a isso. O treinador é apenas mais uma peça. Agora, depois destes três meses duros, é normal que se fale muito. Mas o processo dentro desta casa é sempre o mesmo. Vamos fazer uma análise profunda e preparar o futuro, seja com quem for. O mais importante é sempre o projeto do futebol feminino. Sinto-me triste e frustrado pelo momento que vivemos. Acho que merecíamos mais, mas há sempre muita vontade. É sempre uma honra representar o nosso país. Lutaremos sempre por mais uma fase final.»

View publisher imprint