Nosso Palestra
·21 May 2025
FPF interdita Arena Barueri para jogos organizados pela entidade; entenda

In partnership with
Yahoo sportsNosso Palestra
·21 May 2025
A Federação Paulista de Futebol interditou a Arena Barueri para jogos organizados pela entidade estadual. A medida é justificada por “reformas” no estádio, que “impossibilitam a realização de jogos com público”. O Palmeiras manda duelos do Campeonato Paulista Sub-15, Sub-17, Sub-20 e Feminino no local atualmente.
De acordo com a ‘ESPN’, a medida desagradou Leila Pereira, presidente do Palmeiras, que viu a interdição como uma forma de “retaliação” da FPF, algo que é negado pela entidade. A mandatária não apoiou a candidatura do presidente da Federação Paulista, Reinaldo Carneiro, para a cadeira executiva da CBF (Confederação Brasileira de Futebol).
O estádio é administrado pela Crefipar, uma das empresas do grupo de Leila, atual concessionária da Arena Barueri. O local, que passou por melhorias no início da temporada, ainda passa por reformas internas, como no local onde está instalada a cabine do VAR, o que foi alegado para o veto.
O Verdão enviou ofício à FPF para que fosse permitido que jogos do time feminino e das categorias de base com portões fechados. A Federação, contudo, manteve a decisão de veto ao estádio por não prever em seus regulamentos a realização de partidas sem público.
Leila não se manifestou oficialmente, enquanto a Federação Paulista divulgou nota na tarde destaa quarta-feira (21) – veja na íntegra abaixo. A aplicação da penalidade não se estende para o Campeonato Brasileiro.
Posicionamento da Federação Paulista
”A Federação Paulista de Futebol esclarece que recebeu ofício da Sociedade Esportiva Palmeiras, no dia 16 de maio, informando que a Arena Barueri passa por obras e que o estádio está impossibilitado de receber jogos com público, ao menos até o final de junho. De acordo com o Regulamento Geral de Competições da FPF (Art. 8º), não é permitida a realização de partidas sem a presença de público.
Desta forma, a FPF publicou em seu site portaria vetando a realização de partidas de competições organizadas pela FPF na Arena Barueri enquanto esta restrição de público ocorrer. Tão logo esta questão seja solucionada, o estádio será novamente liberado para jogos de competições paulistas. Entretanto, vale ressaltar que não há veto para os jogos organizados pela CBF, que não tem restrições a partidas com portões fechados”