Coluna do Fla
·21 September 2024
In partnership with
Yahoo sportsColuna do Fla
·21 September 2024
Um dos principais reforços do Flamengo na temporada, De La Cruz praticamente não tem ajudado o time no Brasileirão. Seja por lesão, controle de carga ou convocações para a Seleção Uruguaia, o meia entrou em campo apenas uma vez nas últimas oito rodadas do campeonato. Na conta, já está incluído o duelo com o Grêmio, no domingo (22), no qual o time titular será poupado visando o confronto da Libertadores diante do Peñarol (URU).
Das oito rodadas do segundo turno, De La Cruz só enfrentou o Palmeiras, no empate em 1 a 1, no Maracanã. Além disso, no período, o atleta ficou no banco de reservas contra o Botafogo, no Engenhão, mas nem chegou a calçar as chuteiras, ficando apenas com tênis. Já nos outros seis embates, o meia acabou fora da lista de relacionados.
Grêmio – desfalque, poupado Vasco – desfalque, lesionado Corinthians – desfalque, lesionado Bragantino – desfalque, lesionado Botafogo – banco (não entrou) Palmeiras – titular, jogou 78 minutos São Paulo – desfalque, poupado Atlético-GO – desfalque, controle de carga
Se as participações de De La Cruz no segundo turno do Brasileirão são baixas, no primeiro, o cenário não muda muito. Das 19 rodadas, o meia atuou nas sete primeiras e nas duas últimas. Ou seja, menos de 50%. No entanto, o motivo da longa ausência foi a convocação para a Copa América, quando desfalcou o time das jornadas oito a 17.
Se De La Cruz tem dez participações em 25 jogos do Flamengo no Brasileirão, a média é maior nas copas. Das nove partidas do Mengão na Libertadores, o camisa 18 participou de oito. Nico só ficou de fora da estreia, contra o Millonarios (COL). Já em seis compromissos da Copa do Brasil, o ex-River Plate (ARG) esteve em quatro, sendo ausência nos duelos de volta contra Palmeiras e Bahia.
Assim sendo, fora da partida contra o Brasileirão no domingo (22), De La Cruz volta a campo na quinta-feira (26), contra o Peñarol (URU), pela volta das quartas de final da Copa Libertadores da América. Desse modo, a bola rola a partir das 19h (horário de Brasília), no Estádio Campeón del Siglo, em Montevidéu, no Uruguai. Como perdeu na ida, por 1 a 0, o Rubro-Negro precisa da virada para avançar às semifinais.