MundoBola Flamengo
·16 February 2025
Flamengo fecha trinca de clássicos invicto, classificado e com lesionados

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·16 February 2025
Com uma vitória por 2 a 0 sobre o Vasco, no último sábado (25), o Flamengo encerrou oficialmente a sequência de três clássicos consecutivos no Campeonato Carioca. Com uma semana de trabalho pela frente antes do encerramento da Taça Guanabara, contra o Maricá, o time de Filipe Luís deixou um saldo positivo no período: duas vitórias e um empate, com classificação garantida. Nem tudo foi positivo, porém.
O grande problema neste intervalo foi a sequência de lesões, que já prejudicou quatro jogadores. Alex Sandro teve uma lesão constatada na coxa após o jogo contra o Fluminense, enquanto Ayrton Lucas virou desfalque após reclamar de dores no tornozelo por pancada na mesma partida.
No duelo seguinte, contra o Botafogo, foi a vez de Juninho pedir substituição ainda no primeiro tempo, também com problema na coxa. Em exame, o clube detectou um edema. Por fim, no clássico do último sábado contra o Vasco, Michael caiu com a mão na coxa esquerda em arrancada e fará exames nesta segunda para entender a gravidade da lesão.
Fora as lesões, no entanto, o Rubro-Negro tem o que comemorar. O período começou no último sábado, com um empate em 0 a 0 com o Fluminense. Depois, na quarta-feira, Léo Ortiz foi decisivo e marcou o gol que deu a vitória por 1 a 0 sobre o Botafogo.
Por fim, Bruno Henrique e Everton Cebolinha foram às redes para garantir o 2 a 0 em cima do Vasco, em jogo completamente dominado pelo Rubro-Negro no primeiro tempo. Depois de ver o rival voltar melhor na etapa complementar, Filipe Luís mexeu na equipe e voltou dominar o duelo, que manteve uma invencibilidade de dois anos.
O período sem derrotas para os rivais, é claro, teve consequências diretas na classificação. O Flamengo fecha a trinca de clássicos na primeira posição do Campeonato Carioca, com 20 pontos, e já classificado para as semifinais. De quebra, ainda vê Volta Redonda — praticamente garantido — e Madureira no G4, que só tem o Vasco entre os outros considerados grandes do Rio de Janeiro.
Com 20 pontos e um jogo pela frente, o Rubro-Negro só pode ser alcançado pelo Voltaço, que tem 17 e ainda entra em campo duas vezes. No entanto, com primeiro ou segundo lugar garantidos, o Flamengo terá necessariamente a vantagem do empate na semifinal do Estadual.
Por fim, Sampaio Corrêa, Nova Iguaçu e Maricá podem entrar no G4 no complemento da rodada, que termina neste domingo. Os dois primeiros somam 13 pontos, enquanto o terceiro tem 12. Todos podem tirar o Vasco do grupo dos quatro primeiros em caso de vitória. Seus adversários serão, respectivamente, Volta Redonda, Fluminense e Portuguesa-RJ.
A passagem do Flamengo pela Taça Guanabara, primeira fase do Campeonato Carioca, se encerra no próximo sábado. No Maracanã, o Rubro-Negro encara o Maricá pela 11ª rodada, a partir das 16h30 (horário de Brasília).