Flamengo 1x0 Atlético-MG: bola parada volta a resolver, e Rubro-Negro retoma liderança do Brasileirão | OneFootball

Flamengo 1x0 Atlético-MG: bola parada volta a resolver, e Rubro-Negro retoma liderança do Brasileirão | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: MundoBola Flamengo

MundoBola Flamengo

·28 July 2025

Flamengo 1x0 Atlético-MG: bola parada volta a resolver, e Rubro-Negro retoma liderança do Brasileirão

Article image:Flamengo 1x0 Atlético-MG: bola parada volta a resolver, e Rubro-Negro retoma liderança do Brasileirão

O Flamengo reassumiu a liderança do Brasileirão. Neste domingo (27), o Rubro-Negro venceu o Atlético-MG por 1 a 0, no Maracanã. O gol foi anotado pelo zagueiro Léo Ortiz, em jogo que teve o Mais Querido dominando a posse de bola e um rival mais preocupado em se defender.

Mesmo com a vantagem territorial, o Flamengo teve dificuldades para se infiltrar e sofreu com um bom jogo defensivo do Atlético-MG — que entrou pensando em aproveitar os lançamentos. Na bola parada, entretanto, Léo Ortiz marcou belo gol de cabeça e decidiu a partida.


OneFootball Videos


Escalações

Flamengo: Rossi; Varela, Léo Ortiz, Léo Pereira e Matías Viña; Allan, Jorginho e Arrascaeta; Bruno Henrique, Gonzalo Plata e Pedro

Atlético-MG: Everson; Saravia, Igor Rabello, Junior Alonso e Alan Franco; Fausto Vera, Gabriel Menino e Gustavo Scarpa; Hulk, Rony e Cuello

Como foi Flamengo x Atlético-MG pelo Brasileirão

Empurrado pela força da Nação, o Flamengo adotou uma postura mais ofensiva nos primeiros minutos e ocupou o campo de defesa do Atlético-MG. Aos quatro, Pedro levantou a torcida pela primeira vez ao receber no bico direito da área e finalizar para boa defesa de Everson.

Após o corte do Atlético-MG na cobrança de escanteio, o rival contra-atacou e deixou Rony na cara de Rossi, que recebeu recuo ruim de Viña. O argentino dividiu com o atacante, mas perdeu a bola. No entanto, Varela bloqueou a finalização de Rony em cima da linha e salvou a pátria do Flamengo.

A dinâmica do jogo era clara: o Flamengo apostava na posse e no controle territorial, tentando envolver o Atlético-MG, e o rival focava na defesa e apostava nos lançamentos, principalmente com Rony.

O time mineiro cresceu a partir dos 15 minutos e passou a ocupar mais o campo de ataque, mas sem levar real perigo. E o Rubro-Negro não se inibiu de atacar: aos 19, Allan parou em Everson; aos 20, Bruno Henrique arriscou de fora da área após boa jogada e viu a bola passar por cima, perto da trave.

Um minuto depois, porém, Allan levou o primeiro cartão amarelo do jogo por cometer falta sobre o atacante Hulk no meio-campo. A primeira polêmica do jogo surgiu aos 27, em lançamento de Pedro para Bruno Henrique — que caiu após contato na área. A torcida reclamou muito, mas o árbitro nada deu.

A partida já se encontrava mais equilibrada, e o Atlético-MG chegou de novo aos 30 minutos. Em tabela pelo meio, Gabriel Menino recebeu de Cuello e bateu da entrada da área, mas errou o alvo. O Flamengo tentou responder com lançamento para Varela, mas Everson saiu e ficou com a bola.

O Flamengo até tentou uma nova chegada aos 34, em lançamento para Plata — que foi derrubado na entrada da área. O árbitro Ramon Abatti inicialmente marcou pênalti a favor do Rubro-Negro, mas foi chamado pelo VAR e anotou falta fora da área. Mesmo sendo último homem, Vera recebeu o amarelo.

A cobrança não rendeu grande perigo ao rival, mas o Flamengo seguiu firme no ataque até o fim do primeiro tempo. A principal chance veio com Bruno Henrique, que teve finalização abafada na área. Arrascaeta ainda foi derrubado e o time pediu pênalti, mas o juiz mandou seguir. No fim, Hulk desperdiçou um contra-ataque do Atlético-MG.

O segundo tempo começou em ritmo mais cadenciado, mas novamente com o Flamengo no ataque. O Atlético-MG, mais uma vez, optou por se retrair mais e apostar em bolas longas. Nos primeiros sete minutos, o rival levou dois amarelos: Saravia, por falta em Arrascaeta, e Hulk, por reclamação.

O adversário adotou de vez uma postura mais retraída, o que dificultou as construções do Flamengo. Filipe Luís, então, resolveu mudar e sacou Arrascaeta e Plata para entradas de Luiz Araújo e Wallace Yan.

O Mais Querido seguiu em busca de espaços, tentou lances com Pedro e Luiz Araújo, mas só encontrou o gol mesmo aos 30 minutos do segundo tempo. Em falta cobrada na área, Léo Ortiz subiu mais do que todo mundo e executou um cabeceio perfeito para botar a bola no fundo das redes.

A abertura do placar desencadeou novas mudanças, como as entradas de Juninho, no ataque, e Cleiton, na defesa. O Flamengo passou a administrar a posse de bola e viu o Atlético-MG adiantar a marcação. Mesmo assim, o rival não conseguiu mais ameaçar realmente. O reforço Biel até tentou, mas nada que mudasse a contagem.

View publisher imprint