Coluna do Fla
·7 June 2025
FIFA prepara 5 inovações tecnológicas para jogos do Mundial de Clubes; confira

In partnership with
Yahoo sportsColuna do Fla
·7 June 2025
O Mundial de Clubes deste ano contará com uma série de avanços tecnológicos. Entidade máxima do futebol, a FIFA prepara cinco inovações com o objetivo de envolver torcedores nos jogos e tentar simplificar operações e aumentar a transparência na competição.
As mudanças vão desde câmera corporal nos árbitros até tablet para as equipes indicarem as substituições de forma modernizada. Desse modo, todos os jogos do Flamengo no Mundial de Clubes já estarão com os avanços tecnológicos desenvolvidos pela FIFA.
Com aval do Conselho da Associação Internacional de Futebol (IFAB, sigla em inglês), árbitros passarão a utilizar câmeras corporais durante os jogos do Mundial de Clubes 2025. Desse modo, as imagens captadas farão parte das transmissões ao vivo feitas pela DAZN, detentora dos direitos globais do torneio.
A ideia principal do experimento é avaliar se a nova perspectiva, a partir do olhar do árbitro, pode tornar a experiência do público — na TV e no streaming — mais imersiva. Além disso, a FIFA também pretende usar os resultados obtidos para desenvolver diretrizes sobre o uso dessas câmeras no futebol.
Durante as revisões no campo, os torcedores presentes nos estádios também terão acesso às imagens vistas pelos árbitros no monitor da área de checagem. Portanto, as cenas serão exibidas em tempo real nos telões, permitindo que o público acompanhe com mais clareza e transparência o processo de decisão no Mundial de Clubes.
Após fazer testes na Copa Intercontinental 2024 e em diversas competições de base, a FIFA usará uma versão mais avançada da tecnologia de impedimento semiautomático no Mundial. Isso porque, o objetivo da entidade é agilizar ao máximo as decisões em lances de impedimento.
Com o uso de várias câmeras, um sensor instalado dentro da bola e o apoio da inteligência artificial, o sistema monitora em tempo real a posição dos jogadores e da bola nos jogos do Mundial de Clubes. Com isso, a tecnologia envia alertas automáticos aos árbitros em casos claros. Já em situações mais complexas ou duvidosas, o árbitro de vídeo continua responsável por validar as informações antes da decisão final.
Pela primeira vez em uma grande competição, a FIFA vai aplicar algoritmos criados pelo Football Technology Centre AG — em parceria com a Hawk-Eye Innovations Ltd. Desse modo, a entidade busca automatizar a coleta da maior parte dos dados de eventos em tempo real, utilizando as informações de rastreamento já disponíveis.
O Mundial de Clubes também vai modernizar o processo de substituições. Agora, em vez dos tradicionais papéis e da comunicação verbal, as equipes passarão a utilizar tablets para registrar as trocas de jogadores. Ou seja, cada time receberá o dispositivo antes do início do jogo, permitindo que as solicitações sejam feitas de forma digital. Sendo assim, a mudança busca tornar o procedimento mais ágil, organizado e acessível para todos os envolvidos, além de oferecer uma visão clara sobre as substituições restantes.
Já com todas as cinco inovações tecnológicas, o Flamengo estreia no Mundial de Clubes dia 16 de junho, contra o Espérance Tunis (TUN). Depois, dia 20, o Rubro-Negro encara o Chelsea (ING). Para fechar o Grupo D, o Mais Querido enfrenta o Los Angeles FC (EUA), dia 24.