FC Porto regressa com novo treinador e recorde de compras em perspetiva | OneFootball

FC Porto regressa com novo treinador e recorde de compras em perspetiva | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Portal dos Dragões

Portal dos Dragões

·11 July 2025

FC Porto regressa com novo treinador e recorde de compras em perspetiva

Article image:FC Porto regressa com novo treinador e recorde de compras em perspetiva

O FC Porto dá início hoje à preparação para a temporada 2025/26 sob a orientação do novo treinador italiano Francesco Farioli, prevendo um investimento sem precedentes durante a janela de transferências de verão.

No Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, em Olival, a agenda do primeiro dia de trabalho dos ‘dragões’ inclui exames médicos e uma sessão de adaptação, quase três semanas após a eliminação na fase de grupos do novo Mundial de clubes, nos Estados Unidos, que resultou na saída de Martín Anselmi.


OneFootball Videos


O FC Porto, que foi o pior dos 12 clubes europeus na competição, concluiu a primeira temporada sob a presidência de André Villas-Boas sem melhorias significativas, após cinco meses com o técnico argentino, que chegou do Cruz Azul em janeiro para substituir Vítor Bruno, e que apenas conseguiu 10 vitórias em 21 jogos, sem conquistar qualquer troféu.

No dia 1 de julho, o FC Porto anunciou o início das negociações para a rescisão do contrato de Anselmi, que, na sua primeira experiência na Europa, levou o clube ao terceiro lugar na I Liga e às eliminações na fase de acesso aos oitavos de final da Liga Europa e na primeira fase do Mundial, após a Supertaça conquistada com Vítor Bruno.

Cinco dias depois, o FC Porto anunciou a contratação de Farioli, de 36 anos, para um contrato de duas épocas. Farioli, que já orientou clubes como o Karagümrük e o Alanyaspor na Turquia, o Nice em França e o Ajax, onde deixou escapar uma vantagem de nove pontos nos últimos cinco jogos da Liga neerlandesa 2024/25, que foi conquistada pelo PSV Eindhoven na última jornada.

O terceiro treinador contratado por Villas-Boas no último ano tem como objetivo devolver os ‘azuis e brancos’ aos triunfos, prevendo-se que abandone o ‘3-4-3’ utilizado por Anselmi em favor do ‘4-3-3’ que tem sido a sua marca em França e nos Países Baixos.

O presidente do FC Porto, na apresentação de Farioli, revelou que o clube está a preparar o maior investimento de sempre na sua história, superando o recorde de 63,25 milhões de euros (ME) na janela de transferências de 2019/20.

Os ‘azuis e brancos’ já gastaram mais de metade desse montante na preparação para a nova temporada, tendo pago 15 ME pelo médio espanhol Gabri Veiga ao Al Ahli antes do Mundial de clubes, e exercido uma opção de compra de 13,3 ME pelo defesa argentino Nehuén Pérez, que foi emprestado pela Udinese. Além disso, contrataram o defesa croata Dominik Prpić ao Hajduk Split por 4,5 ME fixos, com um ME em variáveis.

O guarda-redes João Costa regressou ao clube de formação a partir do Estrela da Amadora, enquanto o extremo espanhol Borja Sainz deverá ser contratado aos ingleses do Norwich nos próximos dias, com uma transferência estimada em 13 ME fixos e mais 2 ME em variáveis.

O futuro de Fábio Cardoso (ex-Al Ain), Romário Baró (ex-Basileia) e Iván Jaime (ex-Valência) está incerto, uma vez que estavam emprestados e podem regressar ao FC Porto, assim como o extremo Francisco Conceição, que está cedido à Juventus até ao final do Mundial, com uma cláusula de rescisão que varia entre 30 ME e 45 ME a partir de 16 de julho.

O central espanhol Iván Marcano, que é o defesa mais goleador da história do clube, deixou o FC Porto após o fim do contrato, assim como o defesa Tiago Djaló, que foi para a Juventus, e o médio Fábio Vieira, que se transferiu para o Arsenal. O avançado espanhol Fran Navarro, por sua vez, assinou pelo Sporting de Braga por 2,7 ME, após um empréstimo de meia temporada.

Apesar do investimento anunciado, o FC Porto ainda precisa de realizar vendas para cumprir com as exigências do ‘fair play’ financeiro da UEFA, que aplicou uma multa de 750 mil euros e uma multa condicional de 4,25 ME ao clube por infrações.

O guarda-redes e capitão Diogo Costa, que não participou no Mundial devido a uma lesão muscular, é um dos jogadores com maior potencial para uma saída do FC Porto. A reestruturação da equipa sénior até ao momento apenas afetou Anselmi, mesmo que o espanhol Andoni Zubizarreta não tenha estado na apresentação de Farioli e possa estar a deixar o cargo de diretor desportivo do clube após um ano.

A equipa treinará em Olival até ao estágio em Aigen im Ennstal, na Áustria, que decorrerá entre 21 e 25 de julho, com os jogos de preparação e o regresso do antigo médio e capitão argentino Lucho González, que conquistou 10 troféus como jogador pelo FC Porto, ainda por anunciar. Lucho será o futuro treinador-adjunto de Francesco Farioli.

O FC Porto, que não conquista o campeonato nacional desde 2021/22 e que tem acesso direto à fase de grupos da Liga Europa pela segunda vez consecutiva, dará início à nova temporada no fim de semana de 9 e 10 de agosto, ao receber o Vitória de Guimarães na jornada inaugural da I Liga.

Plantel provisório do FC Porto para 2025/26:

– Guarda-redes: Diogo Costa, Cláudio Ramos, João Costa (ex-Estrela da Amadora), Samuel Portugal e Diogo Fernandes.

– Defesas: João Mário, Martim Fernandes, Nehuén Pérez (ex-Udinese, Ita), Otávio Ataíde, Zé Pedro, Dominik Prpić (ex-Hajduk Split, Cro), Fábio Cardoso (ex-Al Ain, EAU), Gabriel Brás, Francisco Moura e Zaidu.

– Médios: Alan Varela, Marko Grujić, Tomás Pérez, André Oliveira, Stephen Eustáquio, Vasco Sousa, Gabri Veiga (ex-Al Ahli, Sau), Romário Baró (ex-Basileia, Sui), Iván Jaime (ex-Valência, Esp) e André Franco.

– Avançados: Rodrigo Mora, Pepê, Gonçalo Borges, Francisco Conceição (ex-Juventus, Ita), William Gomes, Ángel Alarcón, Samu, Danny Namaso e Deniz Gül.

Saídas: Iván Marcano (fim de contrato), Tiago Djaló (Juventus, Ita), Fábio Vieira (Arsenal, Ing) e Fran Navarro (Sporting de Braga).

View publisher imprint