Portal dos Dragões
·24 July 2025
FC Porto: Alberto Costa é Dragão até 2030

In partnership with
Yahoo sportsPortal dos Dragões
·24 July 2025
O FC Porto anunciou o seu sexto reforço para a temporada 2025/26, com a chegada de Alberto Costa, proveniente da Juventus. Com apenas 21 anos e após uma passagem pelo futebol italiano, o jogador retorna ao Norte de Portugal, assinando um contrato de cinco anos, que o vincula ao clube até 2030.
Alberto, que nasceu em Santo Tirso, em uma família de adeptos do FC Porto, veio ao mundo um dia após o 110.º aniversário do clube. O novo jogador com o número 20 começou a sua formação nas escolas do Tirsense, onde marcou 20 golos em 24 jogos na categoria de sub-11, o que atraiu a atenção do Vitória SC.
Aos dez anos, transferiu-se para Guimarães, onde passou por todas as categorias de formação até atingir o futebol profissional. Integrou a Liga Revelação com a equipa sub-23 e, na temporada seguinte, jogou na Liga 3 com a equipa B, acabando por ser chamado à seleção sub-20. Estreou-se na equipa sénior no Estádio D. Afonso Henriques, em um jogo da Taça de Portugal, e teve a oportunidade de jogar na liga em Alvalade.
Após um verão de 2024 revigorante, destacou-se na pré-temporada, garantindo um lugar no onze inicial nas competições europeias. O seu desempenho na Liga Conferência foi notável, o que o levou a ser o Melhor Defesa da Liga Portugal em dezembro.
O seu bom desempenho atraiu a atenção de clubes internacionais, e, no mês seguinte, a Juventus chegou a um acordo com o Vitória SC para a sua transferência. O jogador manteve a sua forma em Turim, onde teve um final de época impressionante.
Com a camisola 2 de Ciro Ferrara, o jovem internacional português participou nas últimas jornadas da Serie A, ajudando a equipa a garantir a sua qualificação para a Liga dos Campeões, e foi titular em todos os jogos dos “bianconeri” no Mundial de Clubes. Realizou duas assistências no seu primeiro jogo, contra o Al-Ain, e manteve-se no onze de Igor Tudor, jogando contra o Wydad AC, o Manchester City e o Real Madrid.
Agora de volta ao seu país, Alberto Costa afirma que esta foi “a melhor decisão” que poderia tomar, cumprindo um “sonho de criança” ao representar “o clube do seu coração”, que começou a “amar desde pequeno”.