Farioli quer todos ligados: a mensagem do treinador ao plantel do FC Porto | OneFootball

Farioli quer todos ligados: a mensagem do treinador ao plantel do FC Porto | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Portal dos Dragões

Portal dos Dragões

·12 July 2025

Farioli quer todos ligados: a mensagem do treinador ao plantel do FC Porto

Article image:Farioli quer todos ligados: a mensagem do treinador ao plantel do FC Porto

A nova fase no FC Porto começou com grande entusiasmo ontem. Após um intervalo de duas semanas, a equipa reuniu-se no Olival, sob a supervisão de um novo corpo técnico, liderado por Francesco Farioli. O treinador italiano, de 36 anos, não perdeu tempo e apresentou-se de forma decidida. Ele chegou ao Olival às 7h36 e, ao lado de André Villas-Boas, que fez a apresentação, revelou o plano de treinos e algumas ideias que pretende implementar. Farioli, de acordo com O JOGO, adotou um discurso intenso e direto, incentivando os jogadores a serem proativos. O treinador pretende que todos estejam envolvidos em todos os aspectos, incluindo no balneário, e enfatizou a necessidade de reagir rapidamente à perda de bola, focando-se no modelo de jogo.

Após a apresentação, teve lugar a primeira sessão de treinos, com parte da equipa a participar, enquanto o restante grupo realizava exames médicos no Dragão, com a situação a inverter-se à tarde. Os jogadores não tiveram de esperar muito para retomar o contacto com a bola. Farioli, conhecido pelo impacto que causa nas equipas, enfatizou o trabalho com a bola, começando a introduzir conceitos que pretende implementar a curto e médio prazo.


OneFootball Videos


Relativamente à composição da equipa, destacam-se os dois reforços já confirmados – João Costa e Dominik Prpic – no grupo de 29 jogadores que se apresentaram, bem como o regresso de Iván Jaime, que esteve emprestado ao Valência. Em contrapartida, Samuel Portugal, Fábio Cardoso, Romário Baró e André Franco não marcaram presença (consultar peças à parte). Lucho González, de regresso a um lugar que bem conhece, foi um dos primeiros a subir a rampa do Olival, seguido por Dave Vos e Lino Godinho. Vasco Sousa foi o primeiro a chegar, com João Costa logo atrás, às 7h37. Em um ambiente calmo, os outros membros do plantel foram-se apresentando, acompanhados pelo diretor do futebol profissional, Jorge Costa, pelo vice-presidente Tiago Madureira e por Henrique Monteiro. Andoni Zubizarreta não foi avistado.

Nas esferas superiores, André Villas-Boas chegou ao Olival às 8h06, com um sorriso no rosto. Antes de passar a palavra a Farioli, dirigiu-se ao plantel, enfatizando a exigência que marcará a nova temporada e a necessidade de retomar o caminho das vitórias, sublinhando a importância de corresponder à história do FC Porto. Ele assistiu ao treino da manhã e aproveitou para trocar algumas ideias com o novo treinador. Hoje, está agendada nova sessão de treino, já com o plantel completo.

View publisher imprint