Exclusivo Glorioso 1904 - Benfica vai ter de vender um ou dois João Neves todos os anos | OneFootball

Exclusivo Glorioso 1904 - Benfica vai ter de vender um ou dois João Neves todos os anos | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Glorioso 1904

Glorioso 1904

·18 February 2025

Exclusivo Glorioso 1904 - Benfica vai ter de vender um ou dois João Neves todos os anos

Article image:Exclusivo Glorioso 1904 - Benfica vai ter de vender um ou dois João Neves todos os anos

Glorioso 1904. Como é que se explicam estes resultados quando o Benfica tem vendido, ano após ano, vários jogadores por verbas bastante elevadas (João Neves, Enzo, Gonçalo Ramos, entre outros)?

João Duarte. Há duas explicações principais para o baixo resultado em transações de atletas no último triénio. Em primeiro lugar, ao mesmo tempo que o Benfica tem vendido jogadores por valores muito elevados, também tem comprado jogadores por valores elevados [empresa de João Neves, na foto]. No triénio pré-COVID, a venda anual em termos brutos era cerca de 112 milhões de euros, já no último triénio foi de 146 milhões de euros. As vendas brutas cresceram 30%. No entanto, simultaneamente, as compras passaram de 27 milhões de euros anuais para 81 milhões de euros. Um crescimento de 200% — triplicaram. O resultado disto foi uma redução de resultado bruto entre aquilo que é vendido e aquilo que é comprado de 85 milhões ano para 65 milhões ano. Em segundo lugar, como o volume de compras e vendas aumentou, os custos de intermediação aumentaram (o que pode acontecer mesmo que a taxa de intermediação seja a mesma, ou até inferior, por transação). Segundo os relatórios de intermediação publicados pela FPF, isto parece ser o caso. Segundo esses relatórios, o Benfica pagou um total de 40 milhões em comissões no triénio pré-Covid, ao passo que no último triénio pagou 53M.


OneFootball Videos


JD. Não sou especialista em estratégias desportivas. Apenas em economia e finanças. A informação que a minha análise acrescenta é a quantificação de quanto mais pode custar um modelo assente em elevados volumes de compras e de vendas de atletas. Um modelo com maior volume de compras e de vendas requer um retorno médio elevado em cada transação. Caso contrário, os custos de intermediação irão ganhar um peso significativo no resultado líquido do clube. Agora, pode ser que seja do interesse desportivo e estratégico seguir esse modelo. A minha análise apenas aponta que esse modelo enfrenta maiores custos de transação no curto prazo.

View publisher imprint