Leonino
·7 August 2025
Ex-Sporting nomeado para prémio de excelência, ao lado de nomes como Viktor Gyokeres

In partnership with
Yahoo sportsLeonino
·7 August 2025
Com o arranque da nova temporada, isso significa que já se começa a apontar os nomes que são favoritos para vencer a tão aclamada Bola de Ouro. Com Viktor Gyokeres à cabeça - que voltou a ser tema de conversa, pelas piores razões - o Sporting conta com dois nomes na lista para o galardão. Além do sueco, o antigo defesa leonino Nuno Mendes também é um dos escolhidos.
O nome do ex-camisola dos verdes e brancos não suscita qualquer surpresa, tendo em conta a temporada de alto nível que realizou em 2024/25, ao ajudar o Clube de Alvalade a chegar ao bicampeonato nacional, algo que os adeptos já não testemunharam há muitas décadas.
No entanto, não é só no avançado sueco que os Sportinguistas devem sentir orgulho. Lançado por Rúben Amorim, Nuno Mendes também realizou uma época de sonho ao serviço do PSG, que culminou no domínio completo em França, ao conquistar todas as competições domésticas, mas também pelo futebol que o gigante francês praticou na Europa, conduzindo os pupilos de Luis Enrique à conquista da Liga dos Campeões.
No entanto, não é apenas Viktor Gyokeres e Nuno Mendes os únicos nomes conhecidos do futebol português a figurarem na lista incial da Bola de Ouro. Além dos dois ex-Sportinguistas, entre os nomeados também consta um ex-portista, Vistinha, e um ex-benfiquista, João Neves, companheiros de equipa do antigo lateral dos leões.
Em 2024/25, com a camisola do Sporting, Viktor Gyokeres – avaliado em 75 milhões de euros – fez 52 encontros: 33 na Liga Portugal Betclic, oito na Liga dos Campeões, sete na Taça de Portugal, três na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 4.250 minutos em que esteve em campo, o sueco marcou 54 golos e fez 13 assistências.