
Central do Timão
·28 July 2025
Ex-diretor jurídico do Corinthians ressalta benefícios da contratação de camisa 10 ao clube

In partnership with
Yahoo sportsCentral do Timão
·28 July 2025
Nas últimas semanas, o desempenho recente do atacante Memphis Depay com a camisa do Corinthians vem sendo alvo de questionamentos por parte da torcida e imprensa, principalmente após o vazamento de informações de seu contrato. No entanto, apesar disso, o camisa 10 possui sete gols e 10 assistências em 32 partidas em 2025, sendo o vice-artilheiro e maior garçom da equipe no ano.
No último final de semana, o neerlandês voltou a marcar após seis partidas e garantiu o empate do Alvinegro contra o Botafogo, fora de casa, pela antepenúltima rodada do primeiro turno do Brasileirão. Em entrevista à ESPN Brasil, o ex-diretor jurídico do Corinthians, Vinicius Cascone, que participou das tratativas para contratá-lo na época enalteceu os benefícios para o clube com a vinda do jogador.
Foto: Rodrigo Coca/ Agência Corinthians
“É importante ter todo o contexto da chegada do atleta. Quando você traz um atleta desse nível, jogando no futebol europeu, tem um custo bastante elevado. Isso não é segredo para ninguém. Basta ver contratações semelhantes de atletas de ponta que estavam no mercado europeu e retornaram ao Brasil, alguns jogadores brasileiros. O ponto é que o Memphis é um grande ativo desportivo e comercial. No meu entendimento, precisa ter sua imagem cada vez melhor explorada nesse sentido“, iniciou.
Memphis Depay foi fundamental para a arrancada do Corinthians no Campeonato Brasileiro de 2024. Na última edição da competição nacional, foram sete gols marcados e uma assistências nas últimas dez rodadas do torneio. No final, o Alvinegro saiu da zona de rebaixamento e terminou na sétima colocação com 56 pontos – zona de classificação para a Pré-Libertadores 2025.
“A chegada do Memphis no segundo semestre de 2024 trouxe um impacto financeiro muito positivo. Indiscutível, inclusive, a questão do posicionamento no Campeonato Brasileiro. O Corinthians recebia por posição alcançada no Brasileiro. Quando o Memphis chegou, o Corinthians estava flertando com a zona de rebaixamento, e quando se encerrou o campeonato, o Corinthians terminou em sétimo lugar.”
“Então só aí tem uma vantagem financeira enorme de alguns milhões de reais que o Corinthians recebeu a mais por posicionamento no campeonato. A classificação para a Copa do Brasil, o Corinthians estava fora da Copa do Brasil, então também tem um valor financeiro na mesa. Tem a questão também da classificação para a Pré-Libertadores, que também envolvem um valor financeiro”, continuou.
Por fim, exaltou os ganhos do Corinthians além do gramado com a chegada de Memphis Depay, como por exemplo engajamento nas redes sociais, marketing e produtos do atleta sendo comercializados com os torcedores: “Só aí, só na entrada do Memphis nesse aspecto dos direitos de TV que o Corinthians recebeu, da exposição de imagem, o Corinthians teve um grande ganho financeiro. A gente precisa olhar realmente o contrato como um todo, não simplesmente ver quanto o atleta ganha”.
“Esse é um atleta que por tudo que vale na imagem, na reafirmação da autoestima do clube e da torcida, por tudo que ajudou o Corinthians…foi protagonista na conquista do Paulista, depois de seis anos que a gente não ganhava um título. Então, evidentemente que eu entendo que o Memphis é um jogador que se paga. A gente tem como buscar uma série de benefícios, ganhos intangíveis. Basta você ver as crianças. Quantas crianças usam a faixinha?”
“O tamanho do impacto que o Memphis causou no futebol brasileiro, e a repercussão mundial, de visibilidade que, no meu entendimento, por mais que seja um atleta de custo considerável para o Corinthians, traz benefícios que retornam o pagamento”, finalizou.
Desde sua chegada ao Corinthians em setembro de 2024, o atacante Memphis Depay já marcou 14 gols e concedeu 14 assistências em 46 partidas. Ele teve papel decisivo na conquista do Alvinegro no Campeonato Paulista de 2025, diante do Palmeiras, nos dois jogos da decisão.
Veja Mais: