Estrela na base e pupilo de Tiago Nunes: conheça Gonzalo Tapia, possível reforço do São Paulo | OneFootball

Estrela na base e pupilo de Tiago Nunes: conheça Gonzalo Tapia, possível reforço do São Paulo | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: oGol.com.br

oGol.com.br

·12 July 2025

Estrela na base e pupilo de Tiago Nunes: conheça Gonzalo Tapia, possível reforço do São Paulo

Article image:Estrela na base e pupilo de Tiago Nunes: conheça Gonzalo Tapia, possível reforço do São Paulo

Gonzalo Tapia é mais um dos casos no futebol que foi grande destaque nas categorias de base e não se firmou no profissional. Mas, depois de boas instruções de Tiago Nunes em seu último ano de Univ. Católica, o atacante chileno retomou a boa fase e chega ao São Paulo vindo do River Plate como pedido especial de Hernán Crespo.

Aos 23 anos, Tapia será emprestado pelo River Plate para o Tricolor Paulista, que é visto pelos argentinos como uma maior vitrine, focando na possível revenda do jogador. Atacante de velocidade, promessa no futebol chileno e apagado na Argentina, Tapia vem para o MorumBIS como boa alternativa para o novo treinador do clube paulistano, Hernán Crespo.


OneFootball Videos


"Eterna promessa" no Chile

Gonzalo Tapia surgiu como grande promessa nos juniores da Universidad Católica. Presença frequente nas categorias de base da seleção chilena, o atacante era visto como uma das principais revelações dos últimos anos no país, mas não se confirmou nos profissionais. Uma "eterna promessa", entre grandes aspas.

Tapia subiu à equipe de cima da Católica em 2020, promovido por Ariel Holan, velho conhecido da torcida do Santos. Em seus primeiros quatro anos, o jogador somou 11 gols e cinco assistências em 84 jogos. Atuando pela ponta direita, o atleta se destacava mais por sua velocidade e força do que por atributos técnicos.

Foi em 2024 que a chave virou na carreira do jogador. Atuando como segundo atacante sob o comando de Tiago Nunes, treinador com passagens por Athletico Paranaense, Corinthians, Grêmio e Botafogo, o jogador teve mais mobilidade e liberdade atuando ao lado de um centroavante fixo e finalizador.

E isso resultou em uma melhora nítida nos dados de gols e assistências. Em 38 jogos em sua última temporada pela Universidad Católica, a de 2024, foram 11 tentos anotados e quatro passes para gol. Diante do destaque, os analistas do River sugeriram para Marcelo Gallardo a contratação de Tapia.

Mas a baixa minutagem sob o comando do argentino, somada à falta de confiança, fez com que o jogador não brilhasse com a camisa dos Millonarios. Foram sete jogos e menos de 200 minutos em campo, sem participações diretas em gol. Como ocupava uma vaga de estrangeiro no elenco do River, que busca reforços no mercado, Tapia foi colocado como "dispensável".

O atacante chileno teve seu nome especulado em equipes do Brasil anteriormente. Ao fim da temporada de 2024, o jogador foi procurado por Atlético Mineiro e Vitória, mas a transferência não aconteceu. Já em 2025, o atleta esteve na mira do Athletico, que optou por fechar com Stiven Mendoza e abriu caminho para o São Paulo.

O tímido Gonzalo Tapia, que não tem o hábito de falar com a imprensa, pode passar pelos mesmos problemas da época de River Plate: o "peso" da camiseta. O chileno ficou marcado na equipe argentina por um gol perdido na segunda rodada do Campeonato Nacional em Estadio Mâs Monumental lotado, quando aproveitou o rebote do chute de Acuña e, inacreditavelmente, mandou por cima do gol. Desde então, o jogador ficou "manchado" no River. Os novos ares podem ser importantes em sua carreira...

Casamento com Crespo

Agora sob o comando de Hernán Crespo, Tapia pode retomar os tempos áureos de Universidad Católica como segundo atacante. O comandante argentino escala suas equipes em um 3-5-2 com pressão no campo de ataque, com um atacante fixo e outro de mais mobilidade. É exatamente para essa segunda função que o chileno chega ao São Paulo.

Com Jonathan Calleri lesionado, o novo-velho comandante do Tricolor pode escalar André Silva, Juan Dinenno ou Ryan Francisco como centroavante, enquanto Tapia surge como opção para a posição de segundo atacante. A disputa, porém, é dura, visto que Luciano atua na mesma função e tem créditos com Crespo, já que são velhos conhecidos.

Recém-contratado técnico do clube paulistano, Hernán pediu diretamente a contratação de Tapia. O jogador de 23 anos chegará ao Cícero Pompeu de Toledo (Morumbi) por empréstimo com opção de compra e um valor fixado para eventuais negociações no futuro, já que a equipe brasileira seria uma vitrine para o atleta jogar na Europa.

Algo que joga a favor do atacante é a sua versatilidade. Enquanto se mostra mais confortável nas funções de segundo atacante e ponta direita, Tapia também pode atuar como um camisa nove de ofício. Diante do que ocorreu na primeira passagem de Crespo pela Barra Funda, isso pode acontecer sem grandes problemas.

Um dos jogos de maior destaque do comandante na primeira passagem pelo São Paulo foi a vitória por 3 a 1 contra o Racing Club, no confronto de volta das oitavas de finais da Libertadores. Diante de alguns desfalques naquela altura, Crespo escalou Marquinhos e Emiliano Rigoni, sendo o argentino, um jogador de velocidade e que atua mais recuado, o centroavante na ocasião.

Tapia será o sexto chileno da história a jogar no São Paulo. Anteriormente, a equipe teve Roberto Rojas (1987-1989), José Sierra (1994-1995), Gabriel Mendoza (1996-1997), Claudio Maldonado (1999-2002) e Eugenio Mena (2016). Fica o destaque curioso para Nelson Saavedra, que foi contratado em 2009 e nunca vestiu a camisa tricolor, e Manuel Neira, que compôs o elenco em 1995, mas também não entrou em campo.

View publisher imprint